(Reuters) – A Amazon.com provavelmente duplicou suas vendas e se tornou a maior varejista online no México este ano, ajudando a aumentar em um terço o mercado de comércio eletrônico do país, segundo relatório da consultoria Euromonitor.
A maior varejista online do mundo gerará 502,2 milhões de dólares em vendas no México neste ano, ante 243,9 milhões de dólares em 2016, disse a Euromonitor. As conclusões basearam-se em pesquisas comerciais, estudos de mercado e pesquisa de dados.
As vendas online ainda representam um pouco mais de 3 por cento de todas as vendas do varejo no México, onde compradores temem fraudes em cartões de crédito e geralmente pagam em dinheiro. As compras na Internet representam quase 12 por cento de todas as vendas no varejo nos Estados Unidos.
O argentino Mercado Livre teve alta de cerca de 90 por cento em relação a 2016, disse Euromonitor, mas ainda caiu para o segundo lugar com 489,2 milhões de dólares em vendas. O Mercado Livre não comentou os números da Euromonitor, mas disse que suas vendas no México subiram 82 por cento no trimestre.
Em terceiro lugar ficou a unidade mexicana do WalMart com 258,9 milhões de dólares em vendas online projetadas, alta de cerca de um terço. A empresa não respondeu a um pedido de comentário.
A Amazon, que começou a operar formalmente no México há dois anos, fez um esforço para expandir sua base de clientes em outubro, introduzindo um sistema de pagamentos em dinheiro. A empresa norte-americana se recusou a comentar os dados da Euromonitor, afirmando que não divulga números de vendas.
A Euromonitor desconsiderou os sites de vendas entre consumidores, como o eBay, na pesquisa. A empresa prevê que o mercado online mexicano será de 7,1 bilhões de dólares em 2018, chegando a 14 bilhões de dólares em 2022.