Foto reprodução (ilustrativa)
A Secretaria de Educação de Americana finalizou a tabulação dos números que foram obtidos durante o recadastramento de vagas em creches realizado de 16 a 25 de outubro. A avaliação inicial é de que os dados correspondem à percepção dos profissionais da própria pasta de que os números anteriores não eram condizentes com a real demanda. “Tínhamos um total de 1840 crianças inscritas, mas após os recadastramento esse número caiu para 1.473”, afirmou a secretária, Evelene Ponce Medina.
Evelene esclareceu, ainda, que a secretaria tomou todos os cuidados para que ninguém ficasse de fora. “Depois do dia 25 de outubro, quando foi encerrado o recadastramento, enviamos mensagens por SMS e por WhatsApp a todas as mães que haviam feito a inscrição anteriormente e não compareceram para fazer a nova inscrição. Ligamos, ainda, para aquelas que não visualizaram as mensagens, e encontramos várias situações, como pessoas que não moram mais em Americana e mães que não têm mais interesse pela vaga ou que contam com o apoio de algum familiar para cuidar dos filhos”, completou.
Das mães que fizeram a inscrição, nove são servidoras municipais, 518 têm carteira assinada, 172 entregaram declaração de que trabalham, 386 se declararam autônomas, 382 não trabalham e 22 têm pedido de transferência dos filhos para outras unidades escolares. “Agora temos um mapeamento real da demanda por creche em Americana e podemos estudar como atender melhor essa procura por vagas”, esclareceu Evelene.
A região com maior demanda é a da Cidade Jardim, com 233 crianças recadastradas. Acompanhe o mapeamento completo por região:- Centro: 25 crianças;- Jaguari: 120;- Jardim Brasil: 75;- Praia Azul: 130;- São Manoel: 44;- São Vito: 45;- Antônio Zanaga: 123;- Jardim da Paz: 79;- Parque Gramado: 22;- Parque das Nações: 55;- São Domingos: 22;- São Jerônimo: 67;- São Luiz: 95;- São Roque: 28;- Cidade Jardim: 233;- Frezzarin: 23;- Jardim Alvorada: 83;- Jardim Glória/Jardim São Paulo: 58;- Jardim Ipiranga: 96.