A partir da próxima segunda-feira (18) todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Americana iniciarão a segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo. A vacina agora será destinada aos adultos com idade entre 20 e 29 anos, e que ainda não receberam a segunda dose.
A campanha segue até o dia 29 de novembro, sendo que no sábado, dia 30, haverá o “Dia D”, com algumas unidades abertas o dia todo para reforçar a cobertura vacinal. A vigilância epidemiológica informou que por enquanto irá utilizar o estoque de vacinas em uso nas unidades de saúde, mas que a Secretaria Estadual da Saúde irá disponibilizar um lote, no início da próxima semana, cuja quantidade ainda não foi definida.
A estimativa é de que exista em Americana uma população de aproximadamente 38 mil pessoas nessa faixa etária, porém nem todos precisarão ser vacinados, visto que muitos já estão com a vacinação em dia.
Este ano já foram confirmados cinco casos de sarampo no município, sendo três autóctones, cujos moradores contraíram a doença na cidade e dois importados do município de Guarulhos. Das 35 notificações que a vigilância epidemiológica recebeu até agora, oito foram descartadas e 20 seguem sob investigação. Dos cinco casos confirmados nenhum foi a óbito e os moradores passam bem.
O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, cujos principais sintomas são febre alta persistente, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele. Adultos que ainda não foram vacinados precisam procurar uma unidade de saúde mais próxima, bem como levar seus filhos, caso esses ainda não tenham recebido a primeira dose.