A coleta de assinaturas para a homologação da REDE como partido político teve início oficialmente em Americana neste sábado, dia 2 de março. Mais de 150 pessoas se reuniram no plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, da Câmara Municipal, para manifestar seu apoio à mobilização popular pela criação da nova legenda. O secretário de Educação de Americana e vereador licenciado, Luciano Corrêa, liderou os trabalhos e destacou a importância da missão.

???O grande motivo de estarmos reunidos aqui hoje é que queremos dar nossa parcela de contribuição para esse movimento como um todo e tenho certeza de que faremos algo significativo???, afirmou Luciano.

A estimativa inicial da campanha lançada para a coleta de assinaturas é de chegar, ao menos, a 3.608 apoios. O número se baseia no total de votos obtidos por Luciano na campanha eleitoral de 2012, quando foi eleito para seu quarto mandato na Câmara de Vereadores de Americana.

Para se tornar um partido político a REDE deve cumprir as exigências da Lei número 9.096/95. Entre elas, precisará comprovar o apoio de aproximadamente 500 mil eleitores. Por isso, a mobilização pela coleta de assinaturas nas fichas de apoio é fundamental para que o movimento consiga seu registro como partido político.

Luciano fez questão de frisar a credibilidade com a qual nasce a REDE Sustentabilidade, baseada em personalidades políticas como, por exemplo, as ex-senadoras Marina Silva e Heloísa Helena e o deputado Walter Feldmann. Exemplos também lembrados nas palavras dos vereadores Careca do Esporte (PT) e Giovanni Bonfim (PDT), ambos de Santa Bárbara d???Oeste, que compareceram ao evento.

???Queremos muito trabalhar por Santa Bárbara, assim como o Luciano tem feito por vocês aqui (em Americana)???, frisou Careca. ????? importante darmos suporte para que o partido seja constituído. Que todos possam nos ajudar a concretizar esse sonho, que não é só da Marina (Silva), mas de todos que estão descontentes com a velha política que vem sendo praticada???, completou Bonfim.

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Bárbara, Fabiano Pinguim (PV), foi representado por seu assessor, Adriano Panin. O presidente do PRP barbarense, Flávio de Camargo, também participou do ato.