A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Americana marcou para o dia 8 de maio, a realização do sorteio de pré-seleção de 896 unidades habitacionais do projeto Vida Nova I e II, em construção na região da Praia Azul. O projeto vai ofertar as unidades do programa Minha Casa Minha Vida, faixa I, destinado às famílias com renda de até R$ 1.600,00.
A data do sorteio, que será realizado a partir das 8 horas, na Câmara Municipal de Americana, foi anunciada nesta sexta-feira (1º) pelo prefeito Omar Najar e o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Charley Petter Cornachione, com a presença do ex-titular da pasta, o arquiteto Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, vereador do município.
A definição do sorteio foi possível após negociação da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal, visando a retomada da construção que havia sido interrompida pela empresa responsável pelas obras durante a administração municipal anterior. O projeto está com 70% das obras concluídas. Após reiniciar as obras, a empresa terá 12 meses para entregar as unidades habitacionais.
O secretário Charley Petter explicou que a paralisação da construção decorreu da desistência da primeira empresa. ???Houve o chamamento de uma segunda colocada na concorrência em 2015, mas somente com a terceira classificada foi possível a Caixa Econômica Federal ajustar a situação financeira do empreendimento???, contou.
A Caixa Econômica Federal informou que o Ministério das Cidades aprovou a retomada da construção em 40 dias. A negociação que levou à solução do impasse ocorreu em Brasília, no dia 18 de março, entre o então secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, e a instituição federal. Mais de 10 mil famílias inscritas nos programas habitacionais de Americana poderão acompanhar o sorteio que será transmitido ao vivo através da Internet no dia 8 de maio. No local do sorteio poderão entrar apenas os inscritos escolhidos como fiscais nas reunião realizadas no ano passado no Teatro de Arena ???Elis Regina???, além das autoridades competentes. Essa metodologia foi aprovada nas reuniões realizadas com os inscritos.