A Secretaria de Saúde de Americana inicia em agosto a Campanha de Vacinação de Cães e Gatos Contra a Raiva. A imunização será realizada de 4 de agosto a 30 setembro, em 19 postos de vacinação, sempre aos sábados e domingos para facilitar para os donos de animais que trabalham durante a semana. Não é necessário inscrições para realizar a vacinação. Além desses 19 locais nos finais de semana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também funcionará como posto, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 16 horas. A campanha será realizada com o apoio da ONG Anjos Peludos, com a participação de alunos do curso de medicina veterinária da FAM (Faculdade de Americana).
A vacina é indicada para cães e gatos acima de três meses de idade, e fêmeas que estiverem amamentando podem receber a dose normalmente. Animais doentes ou em tratamento devem aguardar a liberação do veterinário para serem vacinados. Os proprietários devem levar os cães com coleiras e guias e, no caso de raças agressivas, como pit bull, rottweiler, mastin napolitano, entre outras, o uso de focinheira é obrigatório. Os gatos precisam ser levados em caixa de transporte ou cestos, e nunca soltos na mão para evitar que o animal se estresse e fuja.
O Instituto Pasteur estima que Americana possui, aproximadamente, 21.232 cães e 2.787 gatos. A meta do município é obter uma cobertura vacinal de 80% desses animais.
A raiva é uma doença letal e incurável, ou seja, quase a totalidade das pessoas e animais acometidos pelo enfermidade morrem. A vacinação antirrábica é um meio de prevenir a doença no município que, além de proteger os animais também beneficia a população de maneira geral.
Americana não tem registrado casos de raiva canina e felina recentemente. O último caso positivo foi de um gato no ano de 1996. Houve, ainda, o caso de um cavalo em 2002 e de um morcego em 2003 e outro este ano. Por isso é muito importante que cães e gatos estejam com a vacinação em dia, que sejam imunizados todo ano, para ficarem protegidos.