Durante a manhã desta quarta-feira, diversos motoristas UBER, e de outros aplicativos, se reuniram no estacionamento do Parque Ecológico de Americana para seguir em carreata até a Prefeitura Municipal. Os motoristas reivindicam reforço na segurança e melhoria na sinalização de embarque e desembarque em pontos na Rodoviária, região central e nas proximidades da Avenida Antonio Lobo.

Acompanhados da assessoria do vereador Marschelo Meche (PSDB), autor da lei municipal que liberou os serviços do aplicativo em Americana, os motoristas foram recebidos pelo diretor da GAMA, Marcos Guilherme, e por Thomaz Fernandes, da Unidade de Comunicação. Em conjunto, discutiram a onda de assaltos e violência física contra motoristas, a possibilidade de ampliação de rondas policiais em regiões de maior incidência de crimes, a viabilidade de melhoria na sinalização de trânsito, principalmente áreas de embarque e desembarque.

A lei municipal que autoriza o serviço de transporte individual privado a partir de plataformas tecnológicas está em vigor desde 17 de julho de 2017, porém o Poder Executivo não publicou sua regulamentação. ???Questionamos o Poder Executivo sobre a regulamentação, apenas sabemos que existe uma previsão e que o processo está na Unidade de Transportes, mas é a informação mais atualizada que temos???, explicou Meche. Sem a regulamentação, não há um cadastro oficial de motoristas em vigor.