Mais uma grande conquista para Americana foi confirmada pelo governador Geraldo Alckmin: a cessão de área de 260 mil metros quadrados para ampliação do Aeroporto Municipal Augusto de Oliveira Salvação. Esse projeto permitirá que Americana e região sejam um polo de desenvolvimento, atraindo novas empresas e gerando empregos.
Recebemos essa boa notícia em dia de festa para a cidade, durante a inauguração da unidade do Poupatempo de Americana, na segunda-feira, dia 24. São dois investimentos que trabalhamos muito junto ao governo do Estado para que o município e região fossem beneficiados. O deputado é um interlocutor das demandas da cidade e me sinto feliz em ver o Poupatempo já funcionando, atendendo a população com eficiência, e agora o governador assinando o decreto de liberação da área para expansão do aeroporto.
A administração municipal quer criar no local um Parque Tecnológico do Setor Aeronáutico, com a instalação de mais empresas do ramo, e aumentar a pista de pouso e decolagem, ampliando também as condições para aviação executiva. Começamos essa luta em 2009, junto com o prefeito Diego De Nadai, apresentando o projeto de expansão na Secretaria Estadual de Agricultura e na Casa Civil. Para isso, era necessária a cessão de uma área do Instituto de Zootecnia.
Em agosto de 2010, acompanhamos o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Martins, grande batalhador dessa causa, em nova audiência na Secretaria da Agricultura, tratando principalmente da questão documental, já que a área já havia sido liberada pelo então governador José Serra. Outras ações foram acontecendo até que, em novembro de 2011, o governador Geraldo Alckmin fez o lançamento da Agenda Metropolitana, na cidade de Campinas, anunciando investimentos para a região, incluindo a expansão do aeroporto. No final de maio de 2012, agendamos outra audiência na Casa Civil, cobrando agilidade do governo nesse processo.
Em agosto do ano passado, novamente estive na Casa Civil, quando o secretário Edson Aparecido reafirmou o compromisso do governo com a ampliação do aeroporto. Compromisso selado pelo governador Alckmin, assinando a cessão da área, por entender que o projeto vai ser importante não só para a região, mas para o Estado.
Atualmente o aeroporto tem 200 mil metros quadrados. Com a cessão de 260 mil metros quadrados, passará a ter mais que o dobro do tamanho atual. Hoje são 27 hangares, duas escolas de aviação e 900 pousos e decolagens por mês. Batalhamos muito e agora temos mais um sonho que começa a se tornar realidade. Agradeço ao governador Alckmin pela sensibilidade em atender essa reivindicação. A comunidade regional será beneficiada com desenvolvimento, novas empresas e mais empregos.
** Chico Sardelli é deputado estadual (PV) e primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa