O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, recepcionou nesta quarta-feira (4) em seu gabinete três novos médicos estrangeiros do Programa ???Mais Médicos???. Os cubanos Reinier Alcantara Quiala, Aime Mercedes Zayas Puignau e Carymer Baez Leon iniciarão nos próximos dias o atendimento ao público. Os profissionais vão substituir os médicos Osvaldo Borrero Cobas, Pedro Rojas Rizo e Pedro Cordova Ginart, que deixam o Município após o fim dos seus contratos com o Governo Federal.
Reinier atenderá na UBS (Unidade Básica de Saúde) ???Dr. Felício Fernandes Nogueira??? no Mollon, Aime na UBS ???Paulo Pereira Fonseca???, no Cruzeiro do Sul, e Carymer no Centro de Saude ???Dr. Jéber Juabre???, na Vila Linópolis. Os três profissionais já iniciaram nesta semana o processo de capacitação e adaptação, conhecendo todo o sistema de funcionamento da rede municipal de Saúde.
Durante a recepção, Denis ressaltou a boa experiência obtida na primeira passagem de profissionais cubanos no Município, ressaltando que a atenção e o carinho são ingredientes fundamentais para o atendimento ao público.
Conforme diretrizes do programa, os profissionais realizarão exclusivamente atendimento na Atenção Básica como médico generalista. A carga horária será de 32 horas semanais de atendimento e oito horas semanais de pós-graduação à distância. Os novos médicos também atuarão junto às equipes do PSF (Programa Saúde da Família) das unidades, nas mesmas atribuições antes exercidas pelos antigos profissionais, sendo responsáveis por realizar assistência integral aos indivíduos e famílias.
Outro profissional desligado no último ano, após ter seu vínculo encerrado em dezembro, o médico cubano Lázaro Enrique Estrada Galindo retornará ao Município neste mês após ter sua participação no programa prorrogada por mais três anos conforme decisão da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Governo Cubano.
Conheça o histórico profissional dos novos médicos estrangeiros:
Reinier Alcantara Quiala, 28, nascido em Guantánamo, Cuba. Formado em Medicina na Universidade de Ciências Médicas de Guantánamo em 2013, especialização em Medicina Geral Integral.
Aime Mercedes Zayas Puignau, 49, nascida em Holguin, Cuba. Formada em Medicina Geral na Faculdade de Ciências Médicas de Holguin em 1991, especialização em Medicina Geral Integral.
Carymer Baez Leon, 34, nascida em Ciudad de Villa Clara, Cuba. Formada em Medicina Geral na Faculdade de Ciências Médicas de Cienfuegos em 2007, especialização em Medicina Geral Integral.