Sumaré entrou nos seus 150 anos em grande estilo, com um belíssimo “parabéns” cantado por cerca de 30 mil pessoas junto à dupla Fernando e Sorocaba, na Praça das Bandeiras. Próximo da zero hora deste dia 26, os sertanejos iniciaram a contagem regressiva para o sesquicentenário do Município e a emoção tomou conta do Centro da cidade. Já pela manhã, as Forças de Segurança do país abrilhantaram ainda mais as comemorações, em um desfile cívico realizado no Centro Esportivo. Em seguida, a festa continuou com o Futebol do Bem: Amigos do Fernando e Sorocaba x Amigos do prefeito Luiz Dalben, com várias estrelas do futebol brasileiro entrando em campo. O placar ficou em 4 a 2 para a equipe da dupla sertaneja, em um jogo que teve gols do chefe do Executivo e de Sorocaba, em cobranças de pênalti apitadas pelo árbitro Margarida.
Na noite do dia 25, centenas de famílias, idosos e jovens lotaram a Praça das Bandeiras e a Praça Manoel de Vasconcellos para os shows gratuitos – e sem custos aos cofres públicos – de Chico Amado e Xodó, moradores de Sumaré, e, em seguida, Fernando e Sorocaba. As duplas agitaram e emocionaram o público com o repertório sertanejo e também trazendo outros estilos, clássicos nacionais e internacionais. No intervalo entre as apresentações, o servidor municipal Davi Zaffa subiu ao palco para apresentar à população uma música produzida pela Secretaria de Comunicação e outros colaboradores em homenagem à Sumaré (você pode ouvi-la ao acessar o site da Prefeitura – www.sumare.sp.gov.br).
Faltando poucos minutos para a meia-noite, Fernando e Sorocaba chamaram ao palco o prefeito Luiz Dalben, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Paulo Sciascio Neto, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Dalben, para a contagem regressiva e um “parabéns” à cidade, acompanhado por todo o público.
Já na manhã deste dia 26, oficiais do Exército Brasileiro, da Marinha e da Aeronáutica, além da banda da Escola Preparatória de Cadetes do Exército de Campinas, abrilhantaram as comemorações com um desfile cívico no Centro Esportivo, junto à Guarda Civil Municipal e ao Corpo de Bombeiros Municipal. A banda executou os hinos Nacional e de Sumaré e, em seguida, o prefeito Luiz Dalben deixou sua mensagem aos sumareenses, agradecendo a todos que contribuíram e contribuem para os 150 anos do Município. “?? uma felicidade imensa poder estar aqui neste momento, celebrando os 150 anos da nossa cidade. São 150 anos de história. Muita coisa já foi feita e ainda temos muito para fazer, mas vamos continuar dando nosso melhor, sempre, para ver nossa população sorrindo”, falou. A banda da Epcex finalizou o desfile também tocando “parabéns” a Sumaré.
Após o ato, foi a vez das estrelas do futebol entrarem em campo, junto ao prefeito, secretários, colaboradores municipais, vereadores e amigos, e Fernando e Sorocaba. Participaram do “Futebol do Bem” craques como Muller (São Paulo), Índio (Corinthians), Dinei (Corinthians), Ronaldão (São Paulo), Fumagalli (Guarani), Pavão (São Paulo), Edimar (Seleção), Diego Macedo (São Paulo) e Zé Carlos (Seleção).
Com a arquibancada lotada, os jogadores deram um show de bola e de carisma. Os Amigos de Fernando e Sorocaba abriram o placar, mas o prefeito Luiz Dalben empatou logo em seguida, em uma cobrança de pênalti marcado pelo divertido árbitro Margarida, após uma “consulta o VAR”. Inspirados, os amigos do prefeito viraram o placar, mas, no segundo tempo, Sorocaba também balançou as redes em uma cobrança de pênalti e sua equipe marcou mais duas vezes. Placar final: 4 x 2 para os Amigos de Fernando e Sorocaba.
“Parabéns, Sumaré, por essa linda festa. Na verdade, quem venceu foi a solidariedade! Parabéns a todos vocês!”, destacou Sorocaba, após o término do jogo, referindo-se às doações da população ao Fundo Social, que destinará os donativos recebidos durante o jogo às famílias em situação de vulnerabilidade.
As comemorações pelo sesquicentenário do Município continuam neste final de semana e até o fim do ano, com a entrega de diversas obras públicas à população, mais eventos culturais e esportivos. Nesta sexta-feira, dia 27, a Banda Sinfônica Municipal apresenta um concerto em homenagem à Sumaré a partir das 20h, no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza. No domingo, dia 29, é a vez da Orquestra do Rock agitar a Praça das Bandeiras. Os shows são gratuitos e abertos à população.