Foto: Andrew Bastawrous)
Um pesquisador da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres está testando um novo aplicativo que transforma celulares em uma espécie de consultório oftalmológico de bolso. O aplicativo Peek (Portable Eye Examination Kit, ou kit portátil de exame de olhos, em tradução livre) já foi testado em 5 mil pessoas no Quênia.
O app usa a câmera do celular para examinar os olhos e detectar catarata. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 285 milhões de pessoas são cegas ou têm alguma deficiência visual. Mas, de acordo com a organização, o tratamento desses problemas frequentemente é simples: óculos ou cirurgia.
Custos e curasO telefone é relativamente barato: custa cerca de 300 libras (mais de R$ 1.070), em comparação com um grande equipamento de exame oftalmológico, que pode custar até 100 mil libras (quase R$ 358 mil).
As imagens que o aplicativo capturou durante os testes no Quênia, estão sendo enviadas para o Hospital Oftalmológico de Moorfield, em Londres. Essas fotos são comparadas com as feitas em um aparelho tradicional de exames, que foi transportado para o Quênia.
O estudo ainda não está completo, mas a equipe de médicos afirma que os primeiros resultados são animadores, e mil pessoas já receberam algum tipo de tratamento até agora.