Devido as mudanças ocasionadas pela pandemia nos hábitos de consumo do brasileiro, a digitalização das farmácias está em um momento de crescente expansão no país. Segundo o Farmácias APP, aplicativo de vendas online de saúde e beleza, houve um aumento de 553,30% no número de farmácias cadastradas no aplicativo este ano, em comparação com o período de janeiro a dezembro de 2020.

 

Atualmente, a companhia conta com mais de 1500 farmácias cadastradas no aplicativo. Por região, o Sudeste tem o maior número de lojas credenciadas, com 78% dos cadastros realizados na plataforma. O Sul aparece em segundo lugar com 11,5%, seguido do Centro-Oeste com 5,4%, Nordeste com 4,8%, e, por último, a região Norte com 0,3%. Vale destacar que a marca Farmácias APP está em crescente expansão desde o início do ano, e a expectativa é aumentar o número de farmácias credenciadas.

 

Dentre os principais benefícios, o Farmácias APP pode gerar maior lucratividade para as farmácias, pois torna-se uma extensão da loja física, com a possibilidade de atender ainda mais consumidores por meio de delivery, além da opção “compre e retire”, que tem se mostrado tendência nas farmácias ao ampliar o público na loja física.

 

Outro ganho para as farmácias parceiras é o auxílio prestado pela companhia, como o apoio de implementação e de produtos, assim como a disponibilização de materiais de PDV (ponto de venda) e comunicação online 100% gratuitos. Sem custos adicionais e com a plataforma já preparada para atender os consumidores, essa estratégia de expansão gerou um crescimento de 135,25% na receita da empresa.

 

De acordo com a companhia, o varejo farmacêutico foi um dos setores que mais precisou correr para se adequar ao ambiente online, pois a grande maioria das farmácias ainda não estavam adaptadas digitalmente. Com isso, marketplaces e entregas delivery foram um excelente caminho de transição e um novo canal de vendas.

 

“Nós, do Farmácias APP, buscamos nos aliar a todas as farmácias que pretendem ter presença online, possibilitando que este canal seja uma extensão da loja física, com estoque e preço atualizados e disponíveis para compra diretamente da casa do consumidor. E com muito orgulho conquistamos mais de 1500 parceiros online, servindo o consumidor e sendo ponte de inclusão das farmácias para o mundo digital”, comenta Renata Morais, coordenadora de Marketing do Farmácias APP.