Estamos apenas em fevereiro, mas claro que algumas tendências para o ano que se inicia já começaram a aparecer no mundo do marketing. Por exemplo, a pesquisa “Estudo da Meta sobre Expectativas 2024”, encomendada pela Offerwise, aponta que 56% dos consumidores acreditam que a Inteligência Artificial (IA) irá melhorar suas experiências de compras este ano. Isso prova que as novas tecnologias vêm causando uma verdadeira revolução no setor, ao [transformar a maneira como as empresas se conectam com o público.

Para Silvana Torres, fundadora e presidente da Mark Up,, consultoria de negócios que elabora e implementa estratégias de relacionamento B2B a partir de soluções embasadas pelo Business Intelligencea integração da IA ao segmento potencializou todas as etapas da jornada do cliente. “O modus operandi das equipes de comunicação promete ser cada vez mais personalizado. É um futuro em que as novas ferramentas permitem a adaptação de experiências do usuário com base em comportamentos individuais, resultando no uso eficiente e direcionado de orçamentos”, diz.

As principais tendências do marketing para 2024

Essa previsão é reforçada por uma pesquisa da IBM, que mostra que 32% das marcas esperam usar a IA para compreender as percepções e sentimentos dos seus clientes em 2024, resultando em um crescimento de 50% nas vendas. Para complementar, outro estudo, desta vez da Kantar Ibope Media, revela que a utilização de métricas preditivas baseadas na tecnologia também deve aumentar este ano, permitindo que os profissionais de marketing fortaleçam anúncios digitais.

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Como as IAs Generativas vão ajudar o setor a se desenvolver?

No âmbito da inovação na área de marketing, também é importante ressaltar o avanço da IA Generativa (GenAI), como o ChatGPT. Um levantamento da McKinsey, por exemplo, indica que 40% dos entrevistados farão mais investimentos na tecnologia devido aos avanços dessa categoria de IA.

“A ascensão de assistentes virtuais e chatbots oferece uma oportunidade indispensável para as empresas aprimorarem a interação com os clientes e automatizarem tarefas”, pontua Torres. “Estamos falando de vantagens que alcançam todos os níveis de uma operação comunicacional, como fornecer suporte em tempo real, melhorar a eficiência do atendimento e otimizar funções mecânicas (e-mails , análise de dados, dentre outras)”, completa.

Qual é a importância ética na incorporação tecnológica no marketing?

Outra tendência da adoção de tecnologias emergentes no marketing é a preocupação com desafios éticos. Um dos exemplos mais claros é a sustentabilidade, visto que 42% das empresas estão incorporando métricas sobre o tema em seus KPIs, representando um crescimento de 16% em comparação a 2021, segundo estudo da Kantar.

A presidente da Mark Up explica que esse movimento demonstra uma transformação no mercado para um maior equilíbrio entre lucro, pessoas e o planeta. “O nível de exigência dos consumidores disparou, o que provavelmente destacará iniciativas que exploram questões mais amplas da sociedade. A digitalização da comunicação é uma realidade memorável dentro dos negócios; porém, mais do que evoluir serviços, as marcas precisam usar os seus recursos para desenvolver suas reputações”, conclui.

Sobre a Mark Up
A Mark Up é uma consultoria de negócios que elabora e implementa estratégias de relacionamento B2B a partir de soluções embasadas pelo Business Intelligence. Por meio de uma metodologia proprietária nomeada Construtoria Estratégica, a companhia alia as estratégias data driven de uma consultoria a execuções assertivas e criativas de uma agência, de forma a construir experiências que tocam a alma das pessoas nas mais variadas disciplinas do live marketing. Para isso, a empresa tem como foco produzir projetos personalizados a quatro mãos com as marcas, gerando resultados sustentáveis para as organizações.

Há 30 anos oferecendo serviços que embasam programas de relacionamento e incentivo, plataformas digitais, brand experiences, viagens e eventos, a Mark Up se configura como uma das principais parceiras na gestão das marcas, tendo sido eleita agência do ano em 2020 e 2023 no Prêmio Live da Promoview, além de Great Place to Work por seis vezes e vencedora do Prêmio Caio e Ampro Globes.

 

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