Nunca foi tão urgente e necessário para a Igreja retomar o elã missionário como condição essencial de fidelidade a Jesus Cristo que, tendo sido enviado pelo Pai, envia os discípulos em missão. ?? o que garante a fecundidade e a alegria de quem realiza sua vocação, como nos exorta o Papa Francisco, na Evangelii Gaudium e que é a tarefa fundamental para preservar e reviver o clima pascal de alegria no Espírito, que animou a Igreja em seu nascimento e a sustentou em todos os grandes momentos de sua história, recorda o Santo Padre. Daí o vigor e ousadia de Paulo apóstolo: ???Anunciar o Evangelho não é título de glória para mim. ??, antes, uma necessidade que se me impõe. Ai de mim se eu não evangelizar.??? (1Cor 9,16).
Nossa Diocese que inicia seu itinerário de preparação ao Jubileu de seus 40 anos de Instalação Canônica, recebeu recentemente o presente da Criação da Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua, em Americana. Um dom preparado e aguardado de longa data por nossa comunidade local que o recebe, dentre tantas alegrias, também numa perspectiva missionária.
Vale ressaltar que, o apelo fundamental não se concentra apenas numa mudança de nome ou título, mas principalmente no alcance de sua responsabilidade missionária, como solo pontifício, de ir em busca dos que perderam o sentido da fé e se encontram distantes de Cristo e da alegria de seu Evangelho, passando da missão de alguns para a missão de todos.
A tarefa é deveras empenhativa, não minimamente, mas ao máximo de nossas forças, para que anunciemos Cristo visando, nesta realidade eminentemente urbana, a inculturação da fé, que leve a todos a se apaixonar e ousar pela obra da Igreja, superando o que pudesse ser o perigo da acomodação e do grave amadorismo no planejamento e execução daquelas tarefas prioritárias que decorrem da elevação canônica de nossa Comunidade.
Que o Espírito Santo, protagonista de nossa ação pastoral e missionária e que preside a construção do planejamento Animação da Vida Pastoral e Evangelizadora da Basílica Santuário de Santo Antônio, nos torne aptos e nos confirme com seus dons e perene assistência.
A Virgem Santíssima das Dores, Padroeira de nossa Diocese e Santo Antônio de Pádua, ???Trombeta do Evangelho de Cristo???, façam-nos todos merecedores das graças que decorrem da Solene Instalação da Basílica Santuário de Americana, que terá lugar no dia 30 de novembro de 2014, às 10 horas.
Padre Pedro Leandro Ricardo – Reitor da Basílica Santuário de Santo Antônio de Pádua, de Americana.