Em missa realizada neste domingo (20) a Basílica Santuário de Santo Antônio de Pádua, em Americana, entregou a restauração interna da Igreja e anunciou a quarta fase que compreenderá toda a área externa do templo. Cerca de R$ 530 mil já foram investidos nas obras.
 Nesta fase foram restaurados a nave central e átrio interno. Passaram pelo processo de recuperação das cores originais as colunas de sustentação, adornos dos candelabros, paredes, molduras das pinturas e vitrais, rosáceas e capitéis. As obras duraram aproximadamente nove meses.
A restauração vem sendo executada somente com recursos próprios por meio de um carnê mensal que conta com 692 membros. 
O reitor adiantou que em fevereiro começam as mobilizações e captações para início da quarta fase que contemplará a pintura externa e restauração das estátuas que estão ao redor da igreja. A estimativa é de sejam necessários R$ 400 mil. O salão de festas da Basílica também passará por obras, ainda sem previsão de gastos.
Durante a missa foram homenageados todos que contribuíram com as obras, colaboradores, padres, funcionários, empresas parceiras, ministros e agentes de pastorais. Um livro de ouro com o nome de todos os membros da campanha foi colocado dentro do altar principal da Basílica. 
Para a arquiteta responsável, Juliana Binotti, a restauração recuperou a vivacidade da Basílica. “Ao longo dos anos a igreja sofreu com a ação natural do tempo, infiltrações e luz, por isso o maior desafio nesse processo foi encontrar as cores originais. Foi um trabalho exaustivo de prospecção, teste e pintura, mas que possibilitou recuperarmos o máximo da originalidade. Conseguimos trazer harmonia novamente para as obras”, relatou.