Com o objetivo de ajudar as famílias vítimas das enchentes que atingiram seis bairros de Nova Odessa no fim do ano passado, o prefeito Bill Vieira de Souza (PSDB) foi até a capital paulista na tarde de ontem, dia 06 de janeiro, em busca de alternativas – junto ao Governo do Estado -, para auxiliar as cerca de 150 famílias que tiveram os imóveis invadidos pelas águas do Ribeirão Quilombo.O chefe do Executivo se reuniu com o diretor presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), engenheiro Marcos Rodrigues Penido e apresentou relatórios da Defesa Civil que indicam os prejuízos causados, além de apontar possíveis soluções que possam assistir as famílias da região afetada como, por exemplo, um convênio entre a prefeitura e o governo estadual para a construção de casas populares para as famílias que vivem em áreas de risco.
“Fomos buscar meios de ajudar a nossa população. Assim que o nível do rio começou a subir rapidamente e a água começou a invadir as casas, a Defesa Civil foi acionada imediatamente e já começou a agir, ajudamos as famílias a retirar os móveis e colocamos à disposição das famílias espaços públicos onde poderiam se abrigar até a água baixar”, destacou o prefeito Bill.”Vagner Barilon e eu sabemos das necessidades de quem mora em área de risco. Já passamos por isso e sabemos das dificuldades que eles estão enfrentando, já vivi tudo isso e o Barilon tem família que ainda tem casa em áreas assim. Vamos lutar para encontrar alternativas para ajudar as famílias que mais precisam”, ressaltou Bill.Uma das propostas apresentadas pelo presidente da CDHU é um programa habitacional voltado às famílias moradoras de áreas de risco. Durante a reunião, ficou acordado que o chefe do Executivo irá levantar possíveis áreas públicas que possam atender programas sociais de habitação. Outra reunião será marcada para apresentar as possíveis áreas e uma equipe da CDHU deverá fazer uma vistoria no local para confirmar se os terrenos atendem os critérios do programa.Além de Nova Odessa, a prefeita de Sumaré, Cristina Carrara e o secretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Valinhos, Wilson Ventura também participaram da reunião.A reunião também contou com a participação da diretora executiva da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Ester Viana, do subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita.Outra medida buscada pelo prefeito de Nova Odessa, a fim de evitar futuras enchentes, foi protocolar um ofício no DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), solicitando uma draga para o desassoreamento do Ribeirão Quilombo.”Essa é uma reivindicação antiga e apenas reiteramos o pedido, feito em 2005. Na época, o vereador Vagner Barilon e eu, junto do deputado estadual Cauê Macris, já havíamos solicitado o desassoreamento do ribeirão para evitar que o nível do rio subisse e atingisse as casas próximas”, lembrou Bill.O documento foi recebido pelo superintendente Ricardo Daruiz Borsari, que se prontificou a solicitar junto ao responsável pelo DAEE Regional o envio da máquina para o município.
COMISS??O ??? Nesta segunda-feira, dia 11 de janeiro, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza receberá uma comissão formada por moradores das áreas atingidas para discutir outras propostas para auxiliar as famílias prejudicadas pelas enchentes.