O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza realizou na sexta-feira uma vistoria nas obras que estão sendo realizadas para acabar com as erosões na área interna do Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa, em Nova Odessa, bem como pôr um fim no assoreamento da lagoa durante a ocorrência de chuvas. Ele esteve acompanhado do diretor de Obras, Erick Ortolano. As melhorias, realizadas através de uma empresa contratada, atendem pedido pessoal feito por Bill ao ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Está prevista também a canalização da água que vai da Avenida Ampélio Gazzetta ao bosque. As duas obras são complementares ao Corredor Metropolitano Noroeste e foram iniciadas em abril. “A água corria direto pela terra, que ia parar dentro da represa do bosque, provocando o assoreamento completo. Eu pedi ao então governador Geraldo Alckmin a realização desta obra, que é muito importante e vai acabar definitivamente com este problema”, explicou o prefeito de Nova Odessa.
Antes desta etapa, a prefeitura fez a retirada de árvores e troncos que atrapalhavam a entrada dos equipamentos. Estão sendo construídos gabiões e muros de arrimo para contenção de erosão, assim como escada hidráulica para amortecer a velocidade da água e um canal pluvial das águas provenientes da Avenida Ampelio Gazzetta, até a lagoa dentro do bosque.
Assim, a enxurrada que desce do lado do Ginásio de Esportes será canalizada e não levará mais consigo as terras, o que ocasionava erosões e o assoreamento da lagoa. Com a canalização, a lagoa servirá também como uma espécie de piscinão natural. A obra também vai amenizar o acúmulo de água de chuvas no entorno da Rodoviária. “?? uma situação muito antiga e que agora finalmente estará sendo solucionada”, completou o diretor de Obras, Erik Ortolano.