Moeda e investimento da moda no ano, o bitcoin teve seus primeiros reveses agora em dezembro.
O preço da moeda virtual despencou nos mercados asiáticos para 15% depois que a plataforma sul-coreana de criptomoedas (Youbit) anunciou sua falência depois de sofrer um roubo virtual de cerca de 17% de suas divisas digitais em carteira. O bitcoin chegou a subir anteriormente a um teto de 2,26 milhões de ienes (cerca de 65.000 reais) no Coincheck, um dos mercados japoneses com maior volume de negócios, mas nesta quarta-feira, dia 20, caiu para 1,885 milhões de ienes (cerca de 50.000 reais).
O mercado sul-coreano Youbit, antes conhecido como Yapizon, se viu obrigado a pedir falência depois de permitir que seus clientes retirassem 75% do saldo de suas carteiras digitais e perdessem o resto de seus ativos no ciberataque de terça-feira. Os hackers realizaram o ataque às 4h35 no horário local (15h35 da segunda-feira no horário de Brasília), segundo explica a empresa em seu site na Internet, sem revelar o valor das criptomoedas que foram roubadas.
???Para minimizar os danos de nossos clientes, permitimos que retirassem cerca de 75% do saldo???, disse um sócio da empresa, em declarações divulgadas pela agência coreana Yonhap. O restante das moedas virtuais não correram perigo, já que estavam guardadas em uma ???carteira fria???, termo que se refere a manter uma reserva de criptomoedas em um lugar sem conexão com a rede, como em um drive USB ou outros elementos físicos.