A plataforma de caronas reforça seu foco em inovação e faz do transporte descentralizado sua prioridade. A BlaBlaCar, maior comunidade de caronas de longa distância do mundo, fundada em Paris em 2006 e usada por mais de 60 milhões de pessoas – 1,6 milhões no Brasil – revela hoje, globalmente, novos logotipo e identidade visual e uma ferramenta de busca otimizada para encontrar caronas mais localizadas. Essas mudanças refletem uma nova ambição: utilizar a escala das conexões entre pessoas criadas pela comunidade BlaBlaCar para que toda cidade e bairro tenham a mesma facilidade de deslocamento que hoje em dia só se encontra nos grandes centros urbanos. Conectando a rede de mobilidade à porta da sua casa
Com muitas pessoas utilizando o serviço, a BlaBlaCar é capaz de oferecer mais escolha e conveniência aos viajantes. Hoje, a empresa revela uma visão de produto que utiliza a escala da sua comunidade para tornar o serviço e a tecnologia empregada nele mais inteligentes, levando opções de transporte para perto dos passageiros. Essa visão será implementada através de novas funcionalidades no aplicativo ao longo dos próximos 18 meses.
No início, as caronas da BlaBlaCar conectavam apenas grandes cidades. Conforme a comunidade cresceu, a granularidade das caronas aumentou: hoje, dos quase 40 mil pares de cidades brasileiras entre as quais já foram oferecidas caronas, 20 mil não são conectadas diretamente por transporte público e dependem inteiramente do carro. Agora, a BlaBlaCar dará um grande passo, otimizando seu serviço para os 65% da população brasileira que não vivem em grandes centros de transporte intermunicipal. [1]
Um novo algoritmo de busca, em testes no Brasil desde o fim de 2017, retorna resultados mais localizados, ao combinar a demanda dos passageiros com segmentos dos itinerários dos condutores de maneira automática. Isso revela dinamicamente milhares de possíveis locais de encontro e transforma todas as estradas em grandes eixos de transporte, com conexões em qualquer ponto. Por exemplo: uma carona entre São Paulo e Rio de Janeiro torna-se visível a passageiros saindo de São José dos Campos (no caminho entre SP e RJ).
No Brasil, caronas viabilizadas pelo novo algoritmo já correspondem a 10% do total. Uma nova tela de busca, a ser lançada em meados de 2018, vai pedir que os passageiros insiram endereços de partida e chegada específicos, o que permitirá resultados ainda mais localizados.