Foi realizado na manhã desta quarta-feira um simulado envolvendo produto químico ???amônia??? (gás incolor, toxico e corrosivo na presença de umidade) e 13 vítimas, numa empresa da região de Americana. Este treinamento, sem prejuízo no atendimento das ocorrências das cidades, de iniciativa do Corpo de Bombeiros de Americana e Santa Barbara D???Oeste, bem como empresas voluntárias do PAM (Plano de Auxilio Mutuo), contou com a presença de mais de 45 Bombeiros Militares e também de Brigadistas e Socorridas das empresas do PAM.
A integração das empresas com o Corpo de Bombeiros em ocorrências de gravidade, busca diminuir o tempo resposta para sanar o problema e conter o risco. Reuniões e treinamentos como este, possibilita a união de recursos como no fatídico incêndio do supermercado da rede Walmart, ocorrido em fevereiro de 2017.
No caso hipotético um micro-ônibus colidiu com um caminhão que carregava o produto químico, uma vez identificado a gravidade da ocorrência e o produto químico, a primeira equipe do Corpo de Bombeiros solicita apoio, informando com detalhes a ocorrência, esse apoio se dá por meio de outros bombeiros que estão de prontidão e também bombeiros de folga, através do plano de emergência interno, aciona-se também empresas que podem dar um suporte na ocorrência em tela.
A equipe A do Corpo de Bombeiros, neutralizam o produto para que a equipe B possa adentrar a área quente e resgatar as vítimas, essas vítimas por sua vez são entregues a equipe C que fazem a descontaminação das pessoas, onde são separadas de acordo com sua gravidade pela equipe D e socorridas ao hospital previamente informados.
Treinamentos fazem parte da rotina diária dos Bombeiros de Prontidão, buscando aperfeiçoamento e principalmente excelência no atendimento, preservando sempre que possível a vida, o meio ambiente e o patrimônio.