A população brasileira aumenta, mas o número de leitos hospitalares na rede pública diminui. Nos últimos dez anos, o Brasil perdeu seis leitos de hospitais por dia. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, são cerca de 23 mil vagas a menos. As especialidades mais atingidas são pediatria, psiquiatria e obstetrícia.
No Sistema ??nico de Saúde foram fechadas mais de 40 mil vagas, 12% do número apresentado em 2008. Já a rede particular apresentou tendência inversa e ampliou a capacidade em mais de 18 mil novos leitos.
O professor Juan Rocha, do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, explica esse descompasso na saúde pública: ???A maioria desses leitos estão em hospitais pequenos e deficitários. Leitos são recursos caros e nem sempre são utilizados com eficiência???.
Rocha explica que ???o país já vem tomando medidas políticas e assistenciais nos Estados e nos municípios para atender às pessoas que necessitam, e a cobertura ambulatorial tem aumentado muito, as estatísticas mostram isso, todos os Estados e municípios ampliam a assistência ambulatorial???.