da BBC.Br- O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado neste domingo, promove a doação de sangue humano, mas transfusões entre animais também têm ganhado importância. Cães e gatos submetidos a cirurgias ou tratamentos médicos mais complexos muitas vezes precisam de sangue – e, portanto, precisam também de doadores de sangue.
Na Grã-Bretanha, o banco de sangue para cães Pet Blood Bank UK existe há oito anos e têm o registro de 6 mil cães. Em média, o serviço organiza três sessões de doação de sangue canino por semana, sendo que até 22 cães doam por sessão.
Graças às doações, quase 5 mil bolsas de sangue são enviadas anualmente a veterinários britânicos. Para se tornarem doadores, os cães precisam cumprir alguns pré-requisitos, verificados em um check-up. Para começar, os animais têm de estar com boa saúde, ter temperatura corporal normal, bem como boa taxa respiratória e cardíaca.
Também precisam pesar no mínimo 25 kg e não podem ter viajado para fora do país, entre outras exigências.No Brasil, diversos hospitais veterinários mantêm bancos de sangue animal e também precisam de doações.