Oito dias depois de dois homens terem sido presos pela GAMA (Guarda Municipal de Americana) após o roubo de uma caminhonete, mais uma vez homens da corporação conseguiram agir a tempo de prender mais três acusados pelo mesmo tipo de crime. Uma VW Amarok branca foi roubada na Rua Dom Pedro II por volta das 10h15 desta terça-feira (27) em Americana e em menos de 30 minutos o trio responsável pela ação já estava sob custódia.
A vítima foi um empresário de 27 anos que chegava para o trabalho e foi abordado por dois indivíduos, um deles armado de revólver. Ele levou o veículo e vários pertences do proprietário, entre equipamentos esportivos, um laptop, celulares e dinheiro. Após o assalto, a Guarda Municipal foi acionada e alertou as viaturas que estavam em patrulhamento sobre o fato.
Uma equipe do Canil se deslocou até a Rua Silvino Bonassi, ponto conhecido por servir como rota de fuga para ladrões de veículos e próximo do local os guardas viram um Palio azul em atitude suspeita e avisaram às outras viaturas pelo rádio.
Ao dar o aviso, os GCMs do Canil localizaram a Amarok abandonada no final da mesma rua, vazia. Segundo os patrulheiros, o veículo havia sido abandonado momentaneamente para que depois fosse retirado pelos bandidos ??? prática comum neste tipo de roubo, para checar se os carros não dispõem de dispositivos de rastreamento e localização via satélite.
Quase que ao mesmo tempo, a viatura com os GCMs V.Miranda e Mikolay, patrulhando pela parte final da Rua Dom Pedro II, avistaram o Palio com placas de Campinas e deram sinal de parada. O veículo havia passado em alta velocidade e foi perseguido por alguns metros até sua parada, na alça de acesso à SP-304 (Rodovia Luiz de Queiroz), na saída para Nova Odessa.
Dentro do carro estavam três indivíduos: o eletricista Claiton Basílio Dias, de 30 anos, morador do bairro Vida Nova II, em Campinas; o motoboy José Roberto da Silva, de 28 anos, morador do Jardim Anchieta, na mesma cidade; e o ajudante de produção Thiago Henrique dos Santos, 30, morador do bairro São Thiago em Hortolândia. Todos têm passagens por roubo ??? Claiton e José Roberto também possuem registros na polícia por receptação.
Na ação do roubo, segundo o registro da ocorrência, a abordagem à vítima foi feita por Thiago, armado de revólver, e Claiton, enquanto José Roberto dava cobertura no Palio. Depois de detidos, os bandidos informaram aos guardas o local onde teriam dispensado a arma ??? em um matagal às margens da linha férrea pela Rua Silvino Bonassi. O revólver, no entanto, não foi localizado.
O trio é suspeito de ter praticado outro roubo de caminhonete horas mais cedo em Nova Odessa, onde uma S-10 foi levada. A vítima, porém, não foi localizada para fazer o reconhecimento fotográfico dos bandidos. A suspeita foi levantada depois que no celular de um dos acusados havia uma mensagem de SMS para um interlocutor salvo na agenda do telefone sob a alcunha de ???Gordão???, perguntando se ele se interessava por uma caminhonete S-10 prata ano 2013.
A mensagem e o outro roubo serão investigados pela Polícia Civil para saber se ambos os crimes são da mesma autoria. No início da noite desta terça-feira (27), a ocorrência ainda era registrada no 2º Distrito Policial, onde o delegado Marco Antonio Pozetti deverá determinar a prisão em flagrante do trio por roubo e a recolha dos acusados à Cadeia Pública de Sumaré.
A Amarok e os itens levados do veículo foram devolvidos à vítima. O Palio foi apreendido e levado ao Pátio Municipal.