Não se engane com o nome ???Canarinho???, que faz qualquer um pensar em docilidade e calmaria: o mascote da seleção brasileira tem se mostrado, na verdade, um especialista em agito.
Com sua expressão ???pistola???, uniforme amarelo de jogo e cerca de dois metros de altura, o mascote lançado pela CBF no fim de 2016 não demorou a virar fenômeno nas redes sociais e combustível para centenas de ???memes???.
Os idealizadores do mascote comemoram agora o sucesso internacional do Canarinho, que levou seu cenho franzido e olhar irritado neste mês para a Praça Vermelha de Moscou e para o Portão de Brandenburgo, em Berlim, cidades em que a seleção brasileira passou nos amistosos contra Rússia e Alemanha.
No caso do Canarinho, o segredo faz parte da alma do negócio. A identidade da pessoa – ou das pessoas – por trás da máscara é assunto que a CBF desconversa. A tarefa não é para qualquer um: em suas ações na rua, o mascote costuma fazer embaixadinhas e interagir com crianças, tudo isso sem tirar a cabeça gigante. O xis da questão é justamente a expressão irritada, que poderia causar pavor principalmente nos mais novos, mas se mostrou a chave do sucesso.