Os foliões de Americana e região que estiverem na cidade durante o Carnaval vão receber preservativos e orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

Marinilze Giubbina, coordenadora do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS, disse que o objetivo é fazer com que os foliões se divirtam com conscientização e responsabilidade. Segundo ela, a prevenção e a informação são as melhores armas para combater essas doenças e até uma gravidez indesejada. Americana deve distribuir durante o Carnaval 15 mil preservativos.

Serão disponibilizados preservativos em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos prontos atendimentos da Rede Nossos PAIs e no pronto-socorro do Hospital Municipal. Além disso, a equipe do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS participará do Carnalegria 2013. Os profissionais vão orientar e distribuir preservativos.

A ação de prevenção no Carnaval começa no dia 07 de fevereiro no Centro de Valorização e Integração do Idoso. Nos dias 08 e 09, a equipe estará na Passarela do Samba (Avenida Antonio Pinto Duarte). No domingo, na Praça José Leite de Camargo, na Praia Azul, e na Praça da Fraternidade, no Jardim da Paz. Neste dia, o Bloco das Piranhas na Fidan também contará com a participação da Secretaria de Saúde. Já na segunda-feira, a Praça Lino Duzzi, no Zanaga, receberá os profissionais da Saúde. E para finalizar a programação de prevenção às doenças e promoção à saúde do Carnalegria 2013, o Programa Municipal de DST/HIV/AIDS estará na Praça Oscar Ignácio de Souza, na Cidade Jardim.