Morreu neste sábado (6/4), aos 91 anos, Ziraldo,

criador do Menino Maluquinho (1980), autor do clássico Flicts (1969). Polemista no período da ditadura, foi um dos criadores do Movimento Machão Mineiro, que depois caiu no esquecimento, e de centenas de outras histórias e personagens que povoam o imaginário infantil há gerações.

A morte foi confirmada pela família de acordo com canal Globonews.

Leia + sobre Famosos, artes e música  

Formado em direito, ele foi cartunista, chargista, escritor, pintor, dramaturgo, cronista, apresentador e humorista, entre outras atividades ao longo de mais de seis décadas de carreira. Sua saúde debilitou-se após três acidentes vasculares cerebrais sofridos a partir de 2018, quando passou a não dar mais entrevistas por recomendação médica.

Em um vídeo gravado em 2019 para divulgação de uma exposição dedicada a ele, Ziraldo comentou que não estava triste, ao se desculpar pela voz um tanto abatida. Era a idade que havia chegado.

“Vocês podem achar que eu estou um pouco triste, falando devagar, porque não é meu estilo. Acontece que eu de repente fiquei velho. Foi outro dia. Eu acordei de manhã e estava velho”, disse ele, vestindo um de seus indefectíveis coletes. “Mas eu estou alegre, estou feliz da vida.”  

Após BBC Brasil

PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP