Lançado em 09 de abril, pelo prefeito de Americana Diego De Nadai, o programa ???Cidade Limpa??? ??? ???Cata-Treco??? já coletou 432 toneladas de materiais inservíveis descartados de maneira incorreta no município. Idealizado pela Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), o programa conta com quatro caminhões, uma retroescavadeira, área de dois mil m² para o transbordo dos materiais, cinco ajudantes e 18 coletores de lixo.
 Durante esta semana, de 19 a 23, a Unidade de Limpeza Pública (ULP) retirou das ruas 42 toneladas de materiais, como colchões, pneus, casinhas de cachorro, móveis inutilizáveis, entre outros materiais de grande porte. A ação aconteceu nos bairros Jardim São Pedro, Vila Medon, Vila Gallo, Conserva, Vila Santa Catarina, Nova Americana, Vila Biasi, Vila Rasmussem e área central do município. Seguindo o cronograma oficial de atividades, a partir de segunda-feira, 26/05, a frente de trabalho estará no Jardim Mirandola, Bosque da Saúde, Jardim Colina, Jardim Santana, Werner Plass, Nossa Senhora de Fátima, Jardim América, Bertoni, Boa Vista, Boer, Jardim Progresso, São Luiz, Vila Helena, Jardim Alvorada ??? Distrito Industrial Werner Plass e Jardim Thelja ??? Chácara Machadinho. A equipe percorrerá os bairros até sexta-feira (30). Durante este período é importante que os moradores fiquem atentos para que o caminhão possa coletar os materiais para que o descarte seja correto e tenha destino adequado. Sobre o destino do material a Prefeitura fez um convênio com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA), através do programa “Dê a Mão para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda”. O objetivo deste convênio é aprimorar as cooperativas de reciclagem da cidade e diminuir o material levado para o aterro sanitário, bem como aumentar os postos de trabalho dos atuais 56 para mais de 700. A Secretaria de Serviços Urbanos criou um cronograma de ações do ???Cata-Treco??? com o objetivo de concluir a limpeza até o mês de novembro. Para isso a cidade foi dividida em 10 regiões, e o trabalho terá três fases, nas quais todas as regiões receberão o recolhimento três vezes no período. O cronograma pode ser visualizado através do link http://www.americana.sp.gov.br/americanaV5/download/temporario/2014_itinerarioProjetoCidadeLimpa.pdf Para agendamentos de coletas emergenciais ou de grandes volumes, o morador deve entrar em contato com a Unidade de Limpeza Pública através do telefone 3405 9444. A SSU está localizada na Avenida Brasil, 1955 – salas 21, 22 e 41 – Jd. Paulista. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, no período das 12h às 16h. O telefone para contato é o 3471-6220.