Os casos de abandonos, mesmo involuntários, de crianças no interior de veículos, estão preocupando o vereador novaodessense Celso Concrenova (PSDB). Por meio de requerimento aprovado esta semana o parlamentar solicita informações do Poder Executivo sobre estudos voltados ao envio de um projeto de lei à Câmara dispondo de normas preventivas a estas situações.

O vereador lembra que o ato de abandono está tipificado no Código Penal, artigo 133: “Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono”. A temperatura no interior de um carro parado aumenta rapidamente e pode levar uma criança à morte em poucas horas, segundo um estudo realizado pelo Departamento de Geociências da Universidade Estadual de San Francisco (EUA).

“Diante desta situação tão complicada precisamos pensar em alternativas que diminuam a gravidade do problema. Sabemos que muitos desses casos de esquecimento acontecem nos estacionamentos”, explica Celso. O vereador sugere que todos os estacionamentos públicos ou privados forneçam aviso sonoro, no caso de atendimento eletrônico ou lembrete impresso no cartão quando o ticket for manual, ou uma placa de aviso na entrada do estacionamento.