A Secretaria do Meio Ambiente de Santa Bárbara d´Oeste estipulou o prazo até sábado, dia 31 de outubro, para que sejam feitos serviços de reforma e limpeza nos túmulos dos Cemitérios Municipais Campo da Ressurreição (Central) e da Paz (Cabreúva). A expectativa é de que 25 mil pessoas passem pelos locais durante o dia de Finados, celebrado em 2 de novembro.
Segundo Cléber Canteiro, titular da pasta, a data limite é para evitar transtornos nos cemitérios. “Cabe à prefeitura a limpeza e corte do mato, tanto no entorno quanto dentro dos cemitérios, inclusive com reformas em sanitários e bebedouros. O serviço de reforma e limpeza nas sepulturas deve ser feito pelas famílias, até o final deste mês”, ressaltou.
Cemitério Parque da Ressurreição é um dos administrados pela prefeitura. Foto:ArquivoCemitério Parque da Ressurreição é um dos administrados pela prefeitura. Foto:ArquivoO horário de visitação nos cemitérios municipais barbarenses, no período especial compreendido entre 31 de outubro e 2 de novembro, de sábado a segunda-feira, será das 7 as 19 horas. No total, existem aproximadamente 32 mil pessoas sepultadas no Campo da Ressurreição e no Cabreúva. A maior concentração de visitantes está prevista para a manhã do dia 2.
Cléber salienta que toda a estrutura será disponibilizada aos visitantes no feriado de Finados. “Nossas equipes estarão de prontidão, visando garantir que todas as pessoas, inclusive de outras cidades, possam prestar suas homenagens aos entes sepultados nos cemitérios da cidade”, concluiu.
Os vendedores ambulantes que irão trabalhar nos cemitérios, devidamente cadastrados, poderão comercializar flores naturais e artificiais, velas, pastéis, bebidas não alcoólicas, como água, refrigerantes, sucos, caldo de cana; lanches, tapioca, frutas em geral, como melancia e abacaxi, milho verde e seus derivados, além de doces, como churros e sorvetes. Não será permitida a venda de espetinhos e acessórios em geral, como bolsas, roupas, brinquedos, bijuterias, entre outros.