O prefeito de Americana Chico Sardelli (sem partido)
consolidou sua base na Câmara com 14 dos 19 vereadores. O número já era visto como certo pelo time do prefeito e também pelos prováveis candidatos que vão disputar a eleição contra ele em 2014.
Apesar de ter a base grande e sólida, Chico terá dois problemas pela frente na montagem das chapas para as eleições de 2024.
Leia + sobre política regional
O primeiro problema vai ser arrumar partidos para acomodar os 14 vereadores. Os que estão no PL são os únicos que não vão ‘caçar’ nova casa. Os do PV ainda poderão ficar mediante acordo via comando paulista da federação formada com o PT.
O grande problema por ora é que ainda faltam legendas para agrupar a base. Dificilmente vereador com mandato aceitará ir para um partido nanico ano que vem. PL, PSD e PP são hoje os garantidos com CS para a reeleição. PSDB/Cidadania, o ‘naco’ do PV e outros partidos pequenos podem ajudar a aliviar a carga.
OPOSIÇÃO ALTERNATIVA–
Aprovado projeto de lei que prevê instalação de brinquedos e academias adaptados a crianças e adultos com deficiência
Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram durante a sessão ordinária desta terça-feira (21) o substitutivo ao projeto de lei nº 125/2023, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL), que obriga a instalação de brinquedos e academias adaptados a crianças e adultos com deficiência em praças, parques, escolas, creches municipais e áreas de lazer abertas ao público.
Segundo o autor, o projeto visa garantir o direito constitucional de acessibilidade às pessoas com deficiência. A proposta estabelece que, além de brinquedos e academias ao ar livre adaptados para crianças e adultos com deficiência física, deverão ser instalados aparelhos voltados a pessoas com deficiência visual, tais como jogos de tabuleiro e baralhos táteis. As estruturas de acessibilidade deverão obedecer aos padrões da ABNT.
PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP