Um dispositivo  desenvolvido para detectar elementos químicos gasosos presentes na urina quando ela contém células cancerosas está sendo testado. Os primeiros testes mostram que o dispositivo dá resultados precisos.
A ideia em descobrir se o paciente tem ou não câncer de bexiga, tornou-se realidade após outras pesquisas que sugerem que os cães podem ser treinados para reconhecer o “cheiro” de determinados cânceres, como por exemplo, o de estomago.
Para o teste do dispositivo foram usadas 98 amostras de urina. Os cientistas Chris Probert, da Liverpool University, e o professor Norman Ratcliffe, da University of the West of England, afirmam que destas amostras “24 eram de pacientes homens com câncer de bexiga e 74 eram de homens com problemas na bexiga mas sem câncer”. O dispositivo “lê os gases que elementos químicos podem exalar quando a amostra é aquecida”, afirmou Ratcliffe.
Apesar dos resultados animadores o dispositivo ainda não poderá ser usado em hospitais. Pois o teste não corresponde a um exame completo e detalhado. Ele ainda está em fase inicial e precisa ser testado em maior número de amostras.