A Polícia Civil de Campinas vai ganhar um núcleo especial de conciliação. Segundo o delegado Licurgo Nunes Costa a unidade terá como tarefa pacificar conflitos nos casos de crimes de menor potencial ofensivo, como os acidentes de trânsito, casos de ameaça, injúria, calunia ou perturbação do sossego. Chamada de Núcleo Especial de Criminal (Necrim), a unidade quer evitar que o processo seja levado ao judiciário.
A unidade vai funcionar no prédio do Palácio da Justiça, no centro da cidade num prazo máximo de 90 dias. Deverá contar com três delegados e ao menos 10 auxiliares, entre escrivães, atendentes e pessoal de suporte. De acordo com o diretor, a Policia Civil faz 1.500 atendimentos desse tipo de crime por mês na cidade, em média. 
???Hoje uma briga de trânsito levada à Justiça pode levar até dois anos antes da primeira audiência de conciliação. Nós queremos resolver uma questões como esta em, no máximo, 60 dias???, diz o delegado. O primeiro Necrim surgiu há três anos em Lins e hoje são 18 unidades espalhadas pelo interior do Estado, em cidades como Bauru, Marília, Jaú e mais recentemente em Limeira.