O sistema de videomonitoramento em Santa Bárbara d???Oeste auxiliou a Polícia Civil na investigação de um crime registrado na última terça-feira no município. Imagens das câmeras instaladas na Estrada Ernesto de Cillo, no Jardim São Francisco, foram utilizadas na elucidação de um caso em que um rapaz de 19 anos é acusado de roubo e estupro. 
Em entrevista à imprensa, a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Santa Bárbara d???Oeste, Dra. Olívia dos Santos Fonseca, afirmou que as imagens de uma das nove câmeras instaladas no Município mostraram um carro com as mesmas características fornecidas pela vítima passando próximo do horário e pelos lugares relatados. Essas informações, somadas a outras investigadas, proporcionaram chegar ao veículo e ao acusado. 
Atualmente Santa Bárbara d???Oeste conta com nove câmeras instaladas nos principais acessos da cidade. São equipamentos na Estrada Ernesto de Cillo, Rua XV de Novembro – próximo a Cadeia Pública e Garagem Municipal – rotatória da Câmara Municipal (SP-306) e Avenida Santa Bárbara – em frente ao Tivoli Shopping. As câmeras são gerenciadas na sede da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), onde há a Central de Inteligência da Guarda Civil Municipal, e todo o sistema é interligado ao sistema de vigilância por videomonitoramento da RMC (Região Metropolitana de Campinas).