A Coden Ambiental anunciou nesta segunda-feira (23) a suspensão dos cortes de água por falta de pagamento e o adiamento do reajuste nas tarifas de água e esgoto. As medidas foram adotadas pela empresa de saneamento de Nova Odessa por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus no país. Os cortes estão suspensos inicialmente por 60 dias, enquanto a discussão sobre os novos valores foi adiada por tempo indeterminado.
As ações fazem parte dos procedimentos implementados pela Prefeitura de Nova Odessa, acionista majoritária da companhia, para reduzir a disseminação do vírus. “A água é um recurso essencial para que a população possa fazer a higiene necessária para a prevenção da doença. ?? um momento em que precisamos unir esforços e priorizar a integridade das pessoas”, afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, ao justificar as medidas.
A suspensão dos cortes entrou em vigor nesta segunda e será revisada após 30 dias. De acordo com o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, uma média de 150 procedimentos por semana deixarão de ser feitos no período. “Estão suspensos todos os cortes por 30 dias. Nesse período vamos avaliar e, caso seja necessário, ampliaremos a medida para que todos tenham condição de se proteger”, disse Ongaro.
O presidente explicou ainda que a reunião anual do Conselho de Regulação e Controle Social – constituído por representantes da Coden, Prefeitura de Nova Odessa e da sociedade civil – agendada para quarta (25) foi suspensa. No encontro, seriam definidas as tarifas de água, esgoto e demais serviços públicos oferecidos pela companhia, conforme análise da Ares-PCJ, agência reguladora dos serviços de saneamento na região. O aviso de suspensão será publicado no Diário Oficial do Município desta terça (24). “Agora não é momento de discutir reajuste”, comentou Ricardo Ongaro.
SEDE FECHADA. O atendimento presencial na sede da companhia, no Jardim Bela Vista, também foi suspenso a partir desta segunda. A decisão segue determinação do decreto 4.175/2020, publicado sexta-feira (20) do Diário Oficial do Município. A suspensão vale por 30 dias e atinge todos os órgãos municipais, exceto os serviços de saúde e segurança.
Os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água seguem funcionando normalmente e foram mantidas equipes de plantão para serviços de emergência, como vazamentos, rompimentos das redes de água e esgoto, coleta de lixo e outras eventuais demandas. O atendimento segue normalmente pelo telefone (0800-7711195).
Caso precise solicitar serviços, além do 0800, o consumidor pode acessar o site da Coden (www.coden.com.br), clicar no tópico “Serviços Online”, no menu do lado esquerdo, e, em seguida, em “Agência Virtual”. Na página, é possível emitir a 2ª via da conta e de carnê de pagamento, extrato de débitos, certidão negativa de débitos e pedir alteração de endereço.