Em estudo inédito lançado nesta quarta-feira (25), o Reglab faz um mapeamento das propostas em inovação e tecnologia dos principais candidatos das 5 maiores capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte.
Confira a pesquisa sobre tecnologia completa neste link.
A pesquisa, intitulada Cidades do Amanhã – Inovação e Tecnologia nas Eleições Municipais de 2024, analisou os programas de governo de 13 candidatos nessas cidades e identificou promessas em quatro áreas:
- Ciência, tecnologia e inovação
- Inclusão digital
- Cidades inteligentes
- Empreendedorismo e startups
A análise quantitativa e qualitativa buscou entender a forma na qual os temas de inovação e tecnologia são tratados nas corridas eleitorais de 2024. “Mesmo focando em apenas cinco cidades, a pesquisa pinta um quadro do que os formuladores de políticas públicas estão pensando sobre estes temas. E o retrato diz que a discussão sobre essas questões está crescendo e veio para ficar”, disse Pedro Henrique Ramos, fundador e diretor-executivo do Reglab. Algumas das principais conclusões do estudo foram:
- Entre 13 candidatos analisados, há 147 propostas sobre inovação e tecnologia – um número expressivo que mostra que os temas ganharam espaço na política municipal
- A área de cidades inteligentes teve maior foco, com 46% das propostas
- Inteligência Artificial é um tópico mencionado explicitamente em pelo menos 17 propostas, com destaque para Fortaleza
- Propostas relacionadas ao empreendedorismo tecnológico e startups representam o menor volume entre os temas (15%). “As poucas propostas nesta área podem refletir a retração dos investimentos de capital de risco no país”, disse Ramos.
- Entre as cinco cidades analisadas, quatro (a exceção foi São Paulo) tiveram ao menos uma proposta de videomonitoramento com reconhecimento facial, tema amplamente discutido no debate público.
- 10 propostas são focadas em conectividade, o que sugere que ainda há desafios relevantes de infraestrutura digital nas principais capitais
- Fortaleza apresenta o maior número de propostas. Por outro lado, Belo Horizonte tem o menor número.
- O documento também conta com uma tabela de transparência metodológica, que explica o passo a passo de como a pesquisa foi produzida. O anexo segue os moldes de grandes publicações científicas internacionais, como a Nature, e permite que outros pesquisadores possam confirmar a credibilidade do estudo.
Leia + sobre Tecnologia, ciência e celulares
O estudo é o primeiro publicado pelo Reglab, lançado no início de setembro. O think tank chegou ao mercado para apontar tendências e ajudar no desenvolvimento dos setores de tecnologia e mídia. O centro de pesquisas é um braço do escritório Baptista Luz Advogados e produzirá pesquisas próprias e encomendadas por clientes, como plataformas de tecnologia, associações empresariais e companhias de mídia. Confira o site reglab.com.br/ para mais informações.