Usar os influenciadores de mídia social para promover sua marca é uma ótima maneira de ganhar força para sua pequena empresa conta Mário Pagnozzi Júnior. Como as contas de influenciadores já têm um grande número de seguidores envolvidos, você não precisa gastar muito dinheiro tentando colocar sua marca na frente de seu mercado-alvo. Você será capaz de impulsionar as vendas e melhorar o recall da marca por ter personalidades on-line bem conhecidas nomeando seus produtos ou serviços.
Com muitas marcas deixando de lado uma parte de seu orçamento de marketing no marketing de influência, muitos dos chamados fluencers estão enganando o sistema para aumentar o número de seguidores com o uso de bots. De acordo com Mário Pagnozzi Júnior, as marcas pagam milhões de dólares coletivamente por falsos influenciadores de mídia social. Essa tendência não apenas é custosa às empresas, mas também está afetando a confiança do público em influenciadores legítimos.
Então, como você diz a um falso influenciador de um real? Aqui estão 5 sinais para procurar.
A falta de outras plataformas de mídia social
Um dos sinais reveladores de uma conta falsa é a falta de presença em outras plataformas de mídia social. A criação de um público legítimo exige um comprometimento, portanto, se uma conta só for visível em uma única plataforma, é altamente possível que essa conta seja falsa.
Os influenciadores legítimos da mídia social sabem que, para construir um seguidor no Instagram, eles precisam estar em outras plataformas, assim como no YouTube, Twitter e Facebook. Por quê? Como ter uma estratégia de marketing multicanal não apenas valida sua marca, ela também melhora seu alcance.
Picos repentinos no número de seguidores
Crescer uma mídia social seguindo organicamente leva tempo, então se houver um aumento repentino no número de seguidores de uma conta durante a noite, então isso já é uma bandeira vermelha. Segundo Mário Pagnozzi Júnior, o dono da conta está usando um bot para conseguir mais seguidores, ou eles estão pagando por um serviço que faz todo o trabalho sujo para eles. De qualquer forma, obter um pico importante é um sinal de que a conta pode estar violando os termos e condições da plataforma.
A menos que a conta de mídia social seja de propriedade de uma celebridade famosa, é simplesmente impossível conseguir milhares de seguidores por dia. Uma conta com conteúdo medíocre com um alto número de seguidores é provavelmente falsa.
Comentários são redundantes e não envolventes
Você já se deparou com uma conta com centenas de comentários repetitivos em uma postagem? ?? um grande esore, não é? Uma quantidade excessiva de comentários redundantes e não envolventes, como emojis , tags e hashtags aleatórias, é um sinal de que a conta está usando seguidores falsos para aumentar sua taxa de engajamento.
Em outras palavras, essa conta está recorrendo ao spam. E sabemos que não importa onde você esteja online, onde há spam, há alguém tentando enganar um algoritmo.
Há uma enorme disparidade entre o engajamento e o número total de seguidores
E falando em engajamento, a conta tem um grande número de curtidas e comentários que excede o número total de seguidores? Se houver uma inconsistência óbvia na taxa de engajamento, a conta provavelmente usará seguidores ou robôs falsos. Bots normalmente não se envolvem com conteúdo, mas quando o fazem, geralmente deixam comentários sem sentido que parecem spam.
Uma conta com 1000 seguidores que obtém 20.000 curtidas ou comentários em uma única postagem simplesmente não adiciona. Como o algoritmo do Instagram só mostra postagens para uma pequena porcentagem de seguidores de uma conta, você tem a sorte de receber até 100 curtidas em uma postagem. A menos que o post seja controverso ou super atraente e tenha toneladas de hashtags, é difícil obter uma alta taxa de engajamento com um pequeno número de seguidores.
Pouca ou nenhuma mídia ganha
A conta é exibida no conteúdo postado por outras contas? Se houver pouca ou nenhuma evidência de mídia conquistada, isso significa apenas que a conta ainda não está estabelecida o suficiente para ter um grande alcance. A mídia ganha é qualquer publicidade gratuita ganha por uma marca. No caso dos influenciadores do IG, ele está sendo consumido ou marcado nos posts de outras pessoas.
Olhe para a mídia ganha de uma conta é uma boa maneira de verificar sua credibilidade. Com muitas pessoas interconectadas nas mídias sociais, a mídia ganha é a moeda para um influenciador de mídias sociais.
Como diz o velho ditado, ” tudo o que reluz não é ouro “. Se uma conta no Instagram é boa demais para ser verdade, então provavelmente é. Existem outras maneiras de ampliar sua mídia social do que contratar pessoas influentes falsas para marcar você em algumas postagens. Além de criar uma sólida estratégia de marketing de mídia social , você também pode tentar investir mais em conteúdo de vídeo de alta qualidade. Mas se você acha que os influenciadores de mídia social irão ajudá-lo a expandir seu alcance, certifique-se de que está pagando pelo negócio real.