Nesta semana, os moradores de Americana que residem no Assentamento Milton Santos, que fica na área rural da cidade, irão receber uma apresentação cultural inédita. O local fará parte de um roteiro cultural, que irá receber a Cia Pé de Cana, que está promovendo a turnê itinerante “Pé na Roça”, voltada exclusivamente para comunidades rurais no interior de São Paulo.
O espetáculo Xinfrim, que será apresentado, foi criado com base nas experiências pessoais adquiridas em viagens e pesquisas pelo Brasil, realizada pela Cia Pé de Cana. O cenário é composto por uma Kombi, que representa a casa da trupe e traz o contexto cotidiano por eles vividos. Já o picadeiro, montado junto a Kombi, carrega uma energia repleta de histórias de viagens, trazendo o público para dentro da atmosfera mambembe.
LEIA TAMBÉM: Queen faz show em Americana esta sexta 14
De acordo com o produtor e também integrante de trupe, Hugo Leonardo Delariva de Paulo, todos os lugares contextualizados no projeto estão em situação de vulnerabilidade social e tem em seu contexto a agricultura familiar e a luta pelo direito à terra. “As escolhas dessas áreas rurais para atuar vão de encontro ao perfil e características que Cia desenvolveu no decorrer de sua trajetória”, explica.
Ainda segundo ele, algumas horas antes de cada espetáculo haverá um cortejo, onde todo grupo circulará pelas ruas e bairros das localidades escolhidas para a apresentação com um mini trio elétrico, que é a própria kombi, uma banda de metais, com saxofone, trompete, trombone, bateria e um locutor que convidará o público para o local do espetáculo. “Além disso, junto a cada apresentação serão oferecidas para comunidade oficinas formativas de circo, para pessoas a partir de 10 anos de idade. “Esta oficina oferecerá aos participantes uma experiência inicial ao circo, onde serão ensinadas algumas técnicas e modalidades para serem experimentadas da maneira mais ampla possível”, destacou.
Data
As atividades, que acontecem neste dia 15 de abril durante todo o dia junto ao Assentamento Milton Santos é aberta ao público e gratuita.
O projeto conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e acontece através do ProAc (Programa de Ação Cultural de São Paulo). A turnê compreenderá no total a apresentação em seis cidades da região e um mini documentário.
Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento