???Construindo Música??? é um projeto de iniciação musical no qual as crianças aprendem noções básicas de música e constróem seus próprios instrumentos musicais reutilizando materiais e embalagens que iriam parar no lixo. O projeto, elaborado e realizado pela Evoluir ??? Educação Transformadora, acontecerá em Paulínia de abril a outubro de 2018. De 16 a 18 de abril acontecerá o Pocket Show de lançamento do projeto no município, que será assistido por professores e alunos das escolas municipais de ensino fundamental. A iniciativa, que conta com o apoio do Grupo Solvay, por meio do Instituto Rhodia, promove a educação de uma forma lúdica e divertida, trabalhando conceitos de sustentabilidade, meio ambiente, coletivismo e responsabilidade social.
Em Paulínia, devido ao grande potencial do projeto, a Secretaria Municipal de Educação reservou o Teatro Municipal de 16 a 18/4 para receber em torno de 3.900 crianças. Serão duas sessões por dia, com um público estimado de 650 alunos e professores. O show será realizado por Tanaka e a arte educadora Anna Beatriz Nascimento. Na próxima etapa do projeto, os professores das 3 escolas participantes terão formação com a Flavia Maia, arte educadora, musicista, com mais de 16 anos de atuação com grupo Barbatuques. Além dos educadores das escolas participantes do projeto também serão abertas vagas para outros educadores da rede que tenham interesse em trabalhar música com as suas turmas.
Além dos pocket shows de 30 minutos apresentados pelos artistas Mauro Tanaka e Anna Beatriz Nascimento nas escolas (um na parte da manhã e outro à tarde), que consistem na primeira fase do projeto e têm por objetivo sensibilizar a comunidade escolar para uma formação continuada que possa ser incluída no plano político pedagógico e mostrar toda a potencialidade do projeto, o qual inclui oficinas de regência, percussão corporal e sensibilização musical.Nesse contexto, os educadores musicais fazem um show, no qual apresentam a diversidade dos sons e timbres, assim como as variadas possibilidades dos instrumentos musicais construídos a partir de materiais recicláveis. Além disso, durante as aulas e com a ajuda de educadores experientes na construção de instrumentos, as crianças conhecem as possibilidades musicais do próprio corpo e dos objetos do dia a dia, reaproveitados e com novos signos. A atividade começa com jogos de percepção musical e com a coleta de materiais que acabariam no lixo, como garrafas PET e latas de alumínio, os quais são transformados em instrumentos.Sobre os muitos benefícios gerados pelo ensino e prática da música, a mestra em Neuropsicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Aurilene Guerra, afirma que estudos científicos têm mostrado que a musicalização e o aprendizado de um instrumento também podem ajudar na assimilação de conteúdos trabalhados em disciplinas que exigem raciocínio lógico e concentração. A razão disso é a estimulação de regiões do cérebro ativadas especialmente no estudo de certas disciplinas, como matemática e línguas, que também atuam no processamento e produção de sentido e emoção da música. A especialista afirma, ainda, esses mesmos estudos científicos indicam uma correspondência significativa entre a instrução musical nos primeiros anos de vida e o desenvolvimento da inteligência espacial, responsável por estabelecer relações entre itens e que favorece as habilidades matemáticas, necessárias ao fazer musical no processo de divisão de ritmos e contagem de tempo.
Segundo a diretora de comunicação do Grupo Solvay na América Latina e diretora do Instituto Rhodia,Odete Duarte, o objetivo da empresa na área social é apoiar projetos ligados à educação e ao desenvolvimento de crianças e jovens de escolas de ensino público de comunidades do entorno de suas unidades industriais. ???O apoio a esse tipo de projeto também está alinhado ao pilar de sustentabilidade, que é uma das prioridades do Grupo Solvay em todo o mundo???, disse Odete.
???O projeto mobiliza toda a escola sobre a importância da música e seus benefícios para o aprendizado infantil, e ao mesmo tempo, por propor a construção de instrumentos musicais com material reutilizado, promove a conscientização sobre o consumo???, afirma Fernando Monteiro, diretor da Evoluir ??? Educação Transformadora, que desenvolve e aplica as metodologias do projeto.
???Trazemos os professores para serem parceiros dos educadores musicais e, assim, todos aprendem juntos???, conta a artista Flávia Maia, responsável pelo conteúdo pedagógico do projeto e integrante do grupo de percussão corporal Barbatuques. De acordo com ela, ???a cada encontro busca-se explorar todo o potencial das crianças. Elas se desenvolvem a ponto de compor músicas, criar fusão de ritmos e até formar bandas.???, finaliza.
Além de todo o trabalho com os estudantes, estão previstos oitos horas de formação para os educadores (com duas horas semanais específicas para acompanhamento pedagógico) e 16 oficinas, com duas horas de duração cada uma, para os estudantes. As escolas que irão acolher o projeto ???Construindo Música??? em Paulínia são: EM Nelson Alves Aranha Neto, EM Professora Odete Emídio de Souza e EMEF Maria Regina Ferreira de Matos e Moura.