O mais recente levantamento Consumer Insights, da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, mostra que a categoria de antiácido que foi a que mais cresceu no Brasil entre os medicamentos livres de prescrição (OTC) no último ano. Foram 429 mil novos lares adquirindo esse medicamento só neste terceiro trimestre e 175% de aumento de vendas em unidades desde o começo da pandemia, chegando ao maior nível agora.
Quem mais contribuiu para esse crescimento foi a classe C (+18%), uma das mais afetadas com o fim do auxílio emergencial, com o desemprego e a inflação, e casais com filhos pré-adolescentes (+16,4%), o que pode sugerir que tal fenômeno esteja ligado a problemas causados por estresse e ansiedade, como a gastrite.
Outros medicamentos OTC também registraram bom desempenho este ano, principalmente devido à maior preocupação da população brasileira com a saúde. Dados da Kantar mostram que o 2o trimestre deste ano foi o período de maior busca por alimentação saudável entre os brasileiros desde o começo da pandemia. Foi registrado um aumento de 15% de necessidade de saudabilidade no consumo entre os brasileiros em relação ao mesmo período do ano passado.