Iniciamos o ano de 2018 apostando na recuperação econômica do país e no crescimento em diversos setores. Foi um ano atípico e curioso para o mercado, estável apesar de alguns contratempos e com crescimento tímido. Certamente, um ano melhor do que os anteriores quando estávamos vivendo o auge da crise econômica e política. Alguns eventos, como a Copa do Mundo e as eleições presidenciais, paralisaram o mercado durante alguns meses, fazendo com que vivêssemos um ano incerto e com demanda reprimida.
O último levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostrou uma queda na taxa de desemprego para o terceiro trimestre do ano. O índice caiu para 11,7%, mostrando que, apesar de ainda termos muitos brasileiros desempregados, mais de 12 milhões de pessoas, as contratações voltaram a acontecer.
Apesar de algumas incertezas, o mercado está mais otimista e a expectativa é que 2019 se consolide como o ano da recuperação econômica. ?? possível que os recursos voltem a circular e as empresas se sintam seguras para retomar os investimentos e tirar projetos parados do papel. Essas movimentações irão gerar empregos e veremos as contratações crescerem.
O segmento de Tecnologia da Informação é um dos que mais se beneficiam nesse cenário, uma vez que estamos vivendo uma mudança de era. As transformações no mundo estão empurrando as empresas para sua digitalização e, nesse sentido, os profissionais capacitados para guiar e implementar essa revolução tecnológica ganham destaque. O crescimento do mercado como um todo irá intensificar essa migração das empresas que precisam se adaptar ao cenário digital para sobreviver e crescer.
Existe uma demanda latente por profissionais com conhecimento em desenvolvimento de software e cargos de liderança no geral. Algumas empresas estão na corrida para atrair os melhores talentos. Certamente, no ano que vem, aqueles que estiverem bem preparados poderão escolher suas posições dentro das empresas. A notícia ruim é que não formamos profissionais capacitados para todas as vagas que estarão abertas. Teremos, portanto, uma maior dificuldade de encontrar profissionais do que de vagas em aberto.
Também iremos vivenciar um crescimento na demanda por profissionais especializados em análise e modelagem de dados. Cargos de liderança, Desenvolvedores, Analytics, Especialistas e UX – User Exeperience, segurança da informação, são outras áreas que continuam em alta dentro desse contexto. Ao que tudo indica, 2019 deve ser um excelente período para os profissionais que estão começando suas carreiras. Iremos presenciar a abertura de muitas vagas novas e muita oferta de trabalho para a base da pirâmide. A principal dica para esses profissionais é manter-se atualizado sobre as novidades com um olhar de atenção para o futuro. Planejar a carreira desde o início pode ser um grande diferencial para crescer rapidamente.