O CPQD está ganhando uma nova logomarca – e uma nova identidade visual. Sem perder sua essência inovadora, a organização está iniciando um novo ciclo de vida, que é resultado de um amplo movimento de transformação do qual faz parte um ousado projeto de reposicionamento que vem sendo conduzido desde agosto de 2018. E a nova logomarca é a representação de todo esse processo, que fez emergir um novo CPQD.
“O reposicionamento é a última etapa de um processo que, na verdade, começou em 2016, quando sentimos que era preciso repensar o CPQD com o objetivo de prepará-lo para um futuro sustentável”, afirma o presidente Sebastião Sahão Júnior. “Ao longo dos anos, o CPQD tem desempenhado um papel importante no país, ao levar para o mercado tecnologias que contribuem para o desenvolvimento, o progresso e o bem-estar da sociedade. Esse é o nosso propósito, a nossa missão, e isso não vai mudar”, enfatiza.
A nova logomarca reflete a essência e, também, as mudanças decorrentes do movimento de transformação – cultural, digital, de processos e de gestão – em curso no CPQD. O novo modelo de gestão implantado neste ano na organização, por exemplo, tem como base a colaboração, a integração, o dinamismo e a agilidade. “Trata-se de um modelo moderno, alinhado ao que está acontecendo no mundo, totalmente compartilhado, colaborativo e integrado, que motiva os colaboradores a trabalhar em prol das metas e do propósito da organização”, explica o presidente do CPQD.
Neste novo ciclo, as parcerias e iniciativas voltadas à inovação aberta serão intensificadas e ampliadas. “A intenção é trazer startups e empreendedores para dentro da organização e, de forma rápida, transformar ideias em oportunidades e soluções para o mercado”, ressalta Sebastião. Com esse foco, o CPQD tem participado e incentivado iniciativas como hackathons (maratonas de inovação). Além disso, vem intensificando a realização de sessões de design thinking com clientes, o que tem contribuído para a maior assertividade na identificação de problemas e na criação de soluções mais adequadas às suas necessidades. “?? uma dinâmica que faz parte da inovação aberta e que tem dado bons resultados”, acrescenta.
Essa abertura – como condição para evoluir e inovar – está presente na nova logomarca do CPQD, que tem o desenho das letras sem nenhum espaço fechado. “Além disso, um caminho ao redor das letras indica movimento, dinamismo e integração”, explica Raquel Pieroni, diretora de Gestão Corporativa e de Pessoas. Ela destaca que, com a logomarca, o CPQD também está ganhando uma nova tagline: Conecte-se ao novo. “A ideia é mostrar para as empresas, que hoje precisam inovar e estar atualizadas, que o CPQD é um parceiro que pode fazer essa conexão com o novo”, conclui.