Profissionais da área tecnológica das regiões de Campinas e Limeira estarão reunidos sexta (24) e sábado (25/05) em Americana para debater a fiscalização do exercício profissional de engenharia e agronomia, bem como propor melhorias para essas atividades, especialmente no tocante à atualização dos normativos que as regem.
Na sexta, a partir das 18h, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – Crea-SP realiza seu Colégio de Inspetores no Auditório da UNISAL Campus Maria Auxiliadora (Avenida de Cillo, 3.500 ??? Parque Universitário) para apresentar os resultados da ação de fiscalização realizada naquela região no início de abril.
O foco dessas ações que vêm sendo realizadas em todas as regiões administrativas do Conselho são as diversas áreas de mineração, águas subterrâneas, barragens de contenção e hidrelétricas, indústrias de todos os segmentos (principalmente as vinculadas aos setores de petróleo, alimento, química, farmacêutica, borracha, cerâmica, bebida e agroindústria) e as chamadas obras de arte da engenharia (pontes, passarelas, túneis e viadutos), além de estabelecimentos hospitalares.
Já no sábado, a partir das 8h, no mesmo local, acontece a segunda etapa do Congresso Regional de Profissionais rumo ao encontro estadual, realizada a cada três anos para discutir temas de importância para o desenvolvimento das profissões da área tecnológica e propor melhorias.Na ocasião, também serão escolhidos os delegados regionais que participarão do evento estadual. As propostas apresentadas em São Paulo serão sistematizadas por uma comissão especialmente criada para acompanhar esses trabalhos e defendidas pela delegação paulista no encontro nacional, que este ano será realizado em setembro em Palmas, no Tocantins, durante a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia.
O tema central deste ano é ???Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional???, com os seguintes eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia.
???A área tecnológica unida ganha mais força e essa convivência enriquece os nossos debates em nível estadual e federal. A ampla discussão dos assuntos de interesse da população é fundamental, pois é para isso que existe o nosso sistema profissional: defender a sociedade???, ressalta o Presidente do Crea-SP, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli.