A crise econômica que persiste no Brasil há quase três anos fez ressurgir a oferta para que as pessoas se voltem para empresas e negócios de Marketing Multi Nível, conhecidos também como esquemas de pirâmide.
A venda de produtos de beleza, cestas de alimentos ou mesmo moedas virtuais estão entre as ofertas que buscam inovar o modelo e voltaram com força nesse período de crise.
E as redes sociais, em especial o facebook, são atualmente os principais ponto de propagação das redes que prometem ganhos exorbitantes em período de crise.
O último e mais famoso caso da década no Brasil foi o TelexFree (nome fantasia utilizado pela empresa brasileira Ympactus Comercial S/A), que foi acusada de operar uma das maiores fraudes financeiras da história do Brasil segundo o Ministério da Justiça e o Ministério Público Federal.
O caso, que parece configurar um esquema de pirâmide financeira, está sob investigação, o que levou a Justiça a bloquear os bens da empresa e a determinar a suspensão das suas operações. A organização suspendeu todas suas atividades em maio de 2014 e em abril de 2014, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial no estado de Nevada, EUA. A TelexFree teria levantado cerca de US$ 1 bilhão pelo mundo com possíveis falsas promessas de rápido retorno financeiro.