A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara (PSDB), anunciou ontem a construção de um prédio próprio para abrigar a unidade do PSF (Programa Saúde da Família) no Parque Virgínio Basso, na região do Picerno. Serão investidos R$ 512 mil na obra, oriundos de um convênio do Município com o Programa ???Requalifica UBS???, do Ministério da Saúde. Atualmente, a unidade está em um imóvel alugado.
O terreno escolhido é uma área institucional da própria Municipalidade situada na Rua Antunieta Ravagnani Tanner, no Residencial Portal Bordon 2, que fica próxima ao prédio locado atualmente para abrigar a unidade de Saúde, situado na Rua João Gilberto Bueno.
O prédio novo, que deve ter entre 300 e 350 metros quadrados de área construída, já está sendo projetado pela equipe do Setor de Obras da Prefeitura para ter sua construção licitada em breve. A obra vai beneficiar diretamente cerca de 7.000 habitantes dos bairros atendidos pela unidade.
Diferentemente de uma UBS comum, as unidades do PSF contam com equipes multidisciplinares e atendem a uma determinada área territorial. As equipes contam normalmente com médico generalista, enfermeira, agentes comunitários de Saúde, auxiliares e técnicos de Enfermagem e pessoal administrativo. Em alguns casos específicos, como os de idosos acamados, o próprio médico do PSF pode realizar o atendimento domiciliar.