A nova sede do Corpo de Bombeiros de Santa Bárbara d???Oeste, que está em fase final de construção, passará utilizar água bruta para o abastecimento dos caminhões no combate a incêndios através do serviço que o DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município realizou de interligação da adutora em hidrante instalado nas dependências da nova sede da corporação, nesta quinta-feira (9).

Com a medida, ao invés de água potável (tratada), as ações de combate ao incêndio pelos bombeiros terão a mesma eficácia com a água bruta. A iniciativa, considerando o fato da nova sede dos bombeiros se localizar ao lado da ETA (Estação de Tratamento de Água) IV, no bairro Souza Queiroz, onde fica instalada a adutora, partiu de uma ideia conjunta entre o DAE, o comando do Corpo de Bombeiros de Santa Bárbara e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras.
???A medida atende a um pedido do Prefeito Denis Andia, no que tange as questões de sustentabilidade???, disse o diretor-superintendente do DAE, Deusdedit Jesus Guarda. ???A utilização de um bem que não necessita de insumos usados no tratamento da água, reduzindo, com isso, custos para o departamento, garante a preservação da água tratada para o abastecimento público???, finalizou Guarda.
Segundo o Corpo de Bombeiros local, a quantidade de água armazenada nos caminhões é cerca de 10 mil litros que são divididos em dois veículos. Esse volume representa o abastecimento de até 20 famílias em um dia.