Em caso de queimada ou incêndio, a cortina de fumaça tóxica fica em cima e o oxigênio embaixo. O ideal é abaixar para respirar o oxigênio. Esta foi uma das orientações que os alunos da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Antonia Fagnoli Furlan”, no 31 de Março, receberam e praticaram no labirinto de evacuação para casos de incêndio durante atividade lúdica do Programa “Defesa Civil na Escola”.
Mais de 500 crianças da educação infantil ao ensino fundamental I participaram da ação. Essa foi a primeira escola a receber o programa este ano.
Promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, o “Defesa Civil na Escola” tem objetivo de criar uma cultura de prevenção e autodefesa, incorporando conceitos de redução de risco de desastre e/ou acidentes à educação escolar, além de preservação do meio ambiente.
As atividades na Emefei “Antonia Fagnoli Furlan” começaram ano passado e seguem nos próximos dias. Um simulado de incêndio está marcado para o próximo dia 22 e a última atividade para o dia 30, com a passeata educativa integrada com a EMEI “Profª Mariana Fracassi Schimidt” e a Escola Estadual “Profª Benedicta Aranha de Oliveira Lino”, com o tema queimadas urbanas.
As próximas escolas agendadas para receber o “Defesa Civil na Escola” são CAIC “Irmã Dulce”, no Santa Rita, CIEP “Dom Eduardo Koaik”, no Planalto do Sol e Escola Estadual Monsenhor Henrique Nicopelli, no Jardim Pérola.