Mais uma vez neste ano, o dólar assusta quem sonha com uma viagem internacional. Com o custo da moeda norte-americana mais elevado, a tendência é que os turistas fujam de destinos em outros países. O recuo no primeiro semestre nas viagens internacionais variou de 10% a 20%, dependendo do local. Mas para não perder passageiros companhias aéreas e hotéis oferecem desconto de mais de 50% nas tarifas para atender a demanda dos brasileiros. 
Agentes de viagens e especialistas afirmam que o turista que se planejar vai conseguir ótimas oportunidades de negócios até para a alta temporada, como Natal e Réveillon. Profissionais da área de turismo informam que muitos viajantes estão migrando dos Estados Unidos para a Europa em decorrência da quase paridade das duas moedas, quando cotadas em real. Os destinos nacionais também ganharam força na preferência do consumidor. 
O presidente da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), Marcelo Mota, afirma que o vaivém do dólar é um fator que influencia no comportamento do consumidor na hora de decidir o roteiro das férias. 
???O câmbio elevado gera uma pisada de freio dos consumidores na compra de pacotes internacionais. Neste ano, o mercado sentiu uma queda de 10% a 20% na vendas de destinos para outros países. Porém, no geral, o mercado vem mantendo o mesmo ritmo do ano passado???, comenta.
Ele diz que para continuar a atrair os consumidores toda a cadeia do turismo usa as promoções como estratégia. ???O mercado tem que se adaptar ao novo momento da economia. Os descontos nos preços de passagens e hotéis valem inclusive para alta temporada. As companhias marítimas também estão oferecendo vantagens para atender a nova realidade do brasileiro???, comenta. Matera salienta que os brasileiros aprenderam a planejar as viagens. ???Programar com antecedência propicia melhores preços e pacotes mais vantajosos???, diz.