A poesia estará exposta por todo o Zoo de Americana neste domingo, dia 12 de abril, das 10h às 16h. A Editora Adonis organiza um sarau para comemorar o lançamento da série Amigos da poesia e do Concurso A poesia que há por aqui e por aí. O evento contará com os escritores Severino Antonio, Tarcísio Bregalda, Regis de Moraes, Margareth Brandini Park, Carlos Rodrigues Brandão e Raquel Alves ??? filha do escritor Rubem Alves -, dos grupos Líricas e Prosa e do Macamã Arte e Cultura.
Com entrada gratuita, a iniciativa tem intuito de democratizar a poesia e incentivar a criação de poemas. Durante 6 horas, uma programação que envolve espetáculos, bate-papo com escritores, distribuição de pipocas, exposição e declamação de poesias foi preparada pelos organizadores.
O evento marca também o lançamento do Concurso A poesia que há por aqui e por aí, que busca identificar e destacar poetas e poetizas que apresentem obras inspiradas em ambientes naturais, especificamente nas interações humanas junto a fauna e a flora. O concurso é aberto para todas as idades e o regulamento completo está disponível no site www.editoraadonis.com.br/amigosdapoesia. Os participantes que desejarem expor suas obras no dia do evento, poderão declamar no palco seus trabalhos ou pendurá-los em um varal especialmente dedicado às poesias.
No período da manhã, um bate-papo com os escritores Severino Antônio (Constelações: uma escuta poética da infância), Regis de Moraes (Enigmas de um rosto insone), Margareth Brandini Park (Memoriando entre cacos e poetices ), Tarcísio Bregalda (Naveganças em três linhas) e Raquel Alves, filha do escritor Rubem Alves, que tem o livro Um ipê-amarelo, uma paineira branca publicado na série Amigos da poesia, marcará o lançamento oficial. Já no período da tarde o movimento poético da cidade de Americana será representado pelo Espaço Literário Nelly Rocha Galassi e por escritores da Adonis.
O grupo Líricas e Prosas, de São Bento do Sapucaí, apresentará o espetáculo A poética das coisas em… Um pouco de tudo. Vestidos de menestréis, os integrantes representam 6 poemas de cada livro da série, compondo cenas poéticas que expressam os sentimentos do Texto. Já o grupo americanense Macamã Arte e Cultura fará intervenções com a dramatização das poesias dos 6 livros.A iniciativa tem realização da Editora Adonis, em parceria com a Gostinho de Leitura e o Curso de Pedagogia da Unisal (Unidade Americana).