As escolas do Estado conquistaram uma marca histórica: o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de 2014 é o maior dos últimos cinco anos em todos os ciclos de ensino. Em Americana, os resultados também foram positivos e alcançaram recorde histórico.
O Idesp é um indicador da Secretaria que mensura a aprendizagem dos estudantes da rede. A média combina os resultados das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, mensurados no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), com taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar. De acordo com os novos número, o avanço no Estado paulista foi registrado nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio.
Na etapa entre o 1º e o 5º ano, o crescimento do índice foi de 20,2%, saindo de 3,96 registrado em 2010 para 4,76 aferido em 2014. No mesmo período, a média refrente ao 6º e 9º ano saiu de 2,52 para 2,62 (ampliação de 4%). Já no Ensino Médio, o Idesp foi ampliado em 7,2%, passando de 1,80 para 1,93. Em Americana, a média dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental saltou de 5,0 para 5,5. Nos Anos Finais, o avançou foi de 2,87 para 3,13. Entre os alunos do Ensino Médio, o aumentou foi de 1,96 contra 2,12.   
“Nossos levantamentos mostram que nove em cada dez diretorias Regionais de Ensino apresentam aumento dos índices no Ensino Médio na comparação com 2013. A melhora, em especial neste ciclo, indica que os programas da Secretaria, que priorizam a formação acadêmica e também preparam para o mercado de trabalho, conseguiram reverter em São Paulo a tendência nacional de piora dos indicadores no Ensino Médio”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald. 
“Ao mesmo tempo em que é uma conquista partilhada com os professores, os novos números nos impõem a vontade e necessidade de avançar sempre mais”, completa o professor.   A melhora histórica do Idesp não é a única boa novidade da rede paulista. O  Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) também já havia diagnosticado aumento do desempenho nas disciplinas avaliadas, reflexo dos programas que instituíram valorização dos professores, que ampliaram a permanência dos alunos em contato com os estudos e que inovaram o currículo para que dialogasse com a realidade dos nossos estudantes.
ReforçoPara os alunos e escolas que registrarem eventuais dificuldades no ensino, a Secretaria implanta neste ano um novo programa de reforço escolar que levará para sala de aula uma hora a mais de estudo por dia de Língua Portuguesa e Matemática. As turmas serão definidas com base no desempenho escolar que apresentarem nas provas bimestrais. Um jogo virtual está em fase final de desenvolvimento pelos especialistas em tecnologia educativa da Secretaria, o mesmo time que já colocou no ar o Currículo +, plataforma que disponibiliza 2,5 mil objetos digitais.