A Secretaria de Educação de Americana começou nesta sexta-feira (29) a distribuição de 11 mil livros de língua portuguesa e matemática para dez escolas do ensino fundamental da rede municipal, dentro dos programas “Ler e Escrever” e “Emai ??? Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, da Secretaria Estadual de Educação.
Americana aderiu aos dois programas e recebeu 11 mil livros que serão utilizados por cerca de 4 mil alunos de 1ª a 5ª série. “O livro de língua portuguesa ajuda a melhorar a leitura e escrita dos alunos. Queremos que eles produzam textos coerentes, coesos, adequados e ortograficamente bem escritos”, disse a secretária de Educação de Americana, Evelene Ponce Medina.
O programa “Ler e Escrever”, abordado no primeiro ano, é um caminho importante para o processo de alfabetização. O aluno de seis anos de idade vai participar de práticas de leitura e escrita, ir à biblioteca, olhar e manusear livros e revistas. Esta aproximação estimula a aprendizagem tornando a leitura e a escrita mais próxima de seu cotidiano.
Os principais objetivos do “Ler e Escrever” são apoiar os professores na ação pedagógica, garantir aprendizagem de leitura e escrita a todos os alunos e criar condições institucionais adequadas para mudanças em sala de aula.
O EMAI compreende um conjunto de ações, que têm como objetivo articular o processo de desenvolvimento curricular em matemática, a formação de professores, a avaliação de desempenho dos estudantes e elementos-chave de promoção da qualidade da educação.